Onze piauienses disputarão o Panamericano na Jamaica

26/04/2011 12h43


Fonte Diário do Povo

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarPiauienses do badminton (Imagem:Divulgação)Piauienses do badminton
Foram cinco dias de muitos jogos, em plena Semana Santa. Mas, nem o clima de feriado foi capaz de diminuir a empolgação dos mais de 200 atletas que participaram da Seletiva para o Panamericano Júnior de Badminton, realizada em Teresina. A competição acabou no domingo com mais um grande desempenho dos atletas piauienses que conseguiram 11 vagas para a disputa do Pan Americano que será disputado na Jamaica, em julho.

Alguns desses atletas piauienses já estavam classificados para o Pan antes mesmo da seletiva, por liderarem o ranking de suas categorias. São os casos de Lucas Alves (sub-19), Andreza Miranda (sub-17), Sânia Lima (sub-11), Vinícios Evangelista (sub-13) e Gabriel Teixeira (sub-11).

Outros quatro atletas do Piauí tiveram que suar muito a camisa para garantir uma vaga na Jamaica. Um bom exemplo foi Fabrício Farias (sub-13), que garantiu seu lugar no Pan ao vencer na final o atleta Jonatan Martins, do Rio de Janeiro. Sâmia Lima (sub-13) também se classificou no individual, vencendo Geisiane Alves, de São Paulo. A piauiense Tainara Silva perdeu seu jogo final, mas também garantiu vaga no Pan.

O Piauí também conseguiu bons resultados nas disputas por duplas. Na dupla masculina sub-19, Lucas Alves e Tiago Teixeira se classificaram. Já na feminina a vitória foi da dupla Andreza Miranda e Emanuele Farias (sub-17). Aliás, Andreza conseguiu a façanha de se classificar em quatro diferentes categorias para o Pan, pois ainda garantiu vaga em duplas mistas com Francielton Farias (sub-17) e com Lucas Alves (sub-19).

A grande partida do domingo de decisões no Badminton foi o confronto entre Francielton Farias e o atleta Ítalo Hauer, de São Paulo. Isso porque o piauiense havia perdido para o atleta paulista na decisão do sul-americano realizado em Teresina, em novembro de 2010. A revanche foi ainda mais disputada e tensa. O piauiense conseguiu vencer por dois setes a um, ficando com a vaga no individual sub-17.

De acordo diretor de marketing da Federação de Badminton do Piauí, o evento foi um sucesso para os piauienses não só pelos resultados, mas também pela organização. "Assim como aconteceu em novembro no sul-americano, mostramos que Teresina tem plenas condições de sediar grandes eventos", acrescenta.