Pacotão: rodada#17 bate recorde de cartões e faltas na volta de Neymar
17/08/2012 12h58Fonte Globo.com
Imagem: Cristiano Andujar / Agência EstadoClique para ampliarNeymar comemora o golaço sobre o Figueirense.
As 14 horas de viagem de Neymar, de Estocolmo (Suécia) a Florianópolis, valeram a pena para o Santos. Com golaço do craque, fora do time há mais de um mês, desde o dia 8 de julho, o Peixe venceu pela primeira vez fora de casa no Campeonato Brasileiro. Azar do Figueirense, derrotado por 3 a 1. Mas a 17ª rodada ficou marcada principalmente pelo antijogo, tanto que bateu recorde no número de faltas (392), cartões vermelhos (seis) e amarelos (64) na edição 2012 da competição. O árbitro Célio Amorim foi quem mais puniu os indisciplinados. No duelo entre Palmeiras e Flamengo, advertiu 13 jogadores – expulsou Ibson ainda no primeiro tempo - , maior marca até agora numa partida neste Brasileirão.
No duelo entre Santos e Figueirense, o volante Túlio foi responsável pelo sarrafo da rodada. O jogador deu uma tesoura em Neymar, e o árbitro mineiro Emerson Ferreira mandou o atleta do Figueira para o chuveiro mais cedo. Aliás, o atacante santista sofreu com a marcação do time catarinense. Ao todo, o camisa 11 sofreu nove faltas, o mesmo número de Kieza, do Náutico, que encarou o São Paulo.
No Independência, a confusa arbitragem de Paulo Henrique de Godoy desagradou Cruzeiro e Fluminense. E, por isso, o catarinense foi alvo da reclamação dos dois times, que empataram em 1 a 1. O árbitro deixou de marcar dois pênaltis na partida – um para cada lado. Novamente, Diego Cavalieri voltou a ter papel decisivo fora de casa. Aos 23 minutos do segunto tempo, o goleiro fez uma defesa milagrosa que impediu o segundo gol do time mineiro na partida. No duelo, Lucas Silva, da Raposa, foi o maior ladrão de bolas da rodada, ao lado de Ralf, do Corinthians, e Rafinha, do Coritiba, todos com seis.
Nos Aflitos, o Náutico brilhou, mas a má atuação do São Paulo foi ainda mais determinante para o resultado: 3 a 0. Rogério Ceni, que fez cinco defesas difíceis na partida, protagonizou o frango da rodada. Ao tentar cortar um escanteio, seu soco deu um efeito involuntário na bola, que subiu e caiu dentro da própria meta. Casemiro e Rhodolfo ainda tentaram cortar, mas não conseguiram impedir o gol contra, o último do placar a favor do Timbu. Mesmo tendo marcado para o time pernambucano, Araújo perdeu uma chance inacreditável, praticamente embaixo da trave, após rebote.