Palmeiras de Felipão vence o Galo de Luxemburgo de virada no Ipatingão
29/08/2010 23h27Fonte Globo Esporte
Quando parecia que o Atlético-MG sairia da zona de rebaixamento, o Palmeiras proporcionou uma virada emocionante e conquistou os três pontos no Ipatingão. O Verdão se recuperou da última derrota no Campeonato Brasileiro e venceu os donos da casa por 2 a 1 neste domingo. Neto Berola fez o gol atleticano, enquanto Marcos Assunção e Kleber marcaram para a equipe paulista.Com o resultado, o Palmeiras chegou aos 23 pontos e subiu bastante na tabela de classificação, chegando à nona colocação. O Verdão subiu cinco posições e se tornou a equipe que mais cresceu na rodada. O Atlético-MG, por sua vez, continuou com 14, ainda na zona de rebaixamento da competição, em 18º lugar. O time mineiro não consegue se recuperar, e a torcida, antes passiva, vaiou muito a equipe após o encerramento da partida.
Agora, na próxima rodada, o Atlético-MG vai a Goiânia, onde enfrentará o Goiás, na quarta-feira, às 21h (de Brasília). O Palmeiras também jogará na quarta, mas às 22h, no Maracanã, diante do líder Fluminense.
Chances perdidas de ambos os lados
O jogo começou quente no Ipatingão. Logo aos três minutos, o atacante Neto Berola fez fila no meio da defesa palmeirense e soltou a bomba. A bola - caprichosamente - explodiu na trave do goleiro Marcos, que ficou só olhando. O troco do Palmeiras veio aos 10 minutos, quando o zagueiro Réver, na entrada da área, perdeu a bola para o atacante Valdívia e teve que fazer falta para parar a jogada. Na cobrança, o chileno acertou a barreira.
A melhor opção ofensiva do Galo continuou sendo Neto Berola, que, em várias ocasiões, construiu jogadas de perigo, a maioria pela direita do ataque. Pelo lado do Palmeiras, a dupla de atacantes, Kleber e Valdívia, buscava o acerto, com muita movimentação e troca de posições em campo.
O time paulista teve mais uma grande chance, em uma jogada criada justamente pelos dois atacantes da equipe paulista. Aos 24 minutos, Valdívia lançou Kleber, que, dentro da área, passou por Fábio Costa e bateu. Réver tirou em cima da linha. O Galo também tentava chegar com perigo e, em um outro bom momento, o volante Rafael Jataí deu um pique com a bola dominada e bateu forte, para boa defesa de Marcos.
O sol quente e o forte calor fizeram com que o ritmo do jogo diminuísse nos minutos finais do primeiro tempo. Aos 41 minutos, porém, o Palmeiras teve a chance de gol mais clara. Marcos Assunção cobrou escanteio da direita, Kleber desviou de cabeça, e Fabrício, sozinho, perdeu o gol de dentro da pequena área.
Virada palmeirense
O Palmeiras começou o segundo tempo com mais presença no campo de ataque, mas foi o Atlético-MG que abriu o placar no Ipatingão, aos sete minutos. Serginho, que havia entrado no lugar do equatoriano Edison Méndez, lançou Neto Berola, que dominou e, com um belo toque, fez o primeiro gol do jogo.
Serginho trabalhou bem novamente, aos 13 minutos, e por muito pouco, o Galo faz o segundo. O volante lançou Rafael Cruz, na ponta direita. O lateral cruzou na área, e Neto Berola cabeceou por cima do gol de Marcos.
O Palmeiras partiu pra cima com tudo, em busca do gol do empate. Mas dava espaços para o Atlético-MG contra-atacar. Serginho, aos 19 minutos, e Neto Berola, aos 20, perderam boas chances para aumentar o placar.
E como diz o velho chavão do futebol: quem não faz, toma. Aos 21, Kléber fez linda jogada pela esquerda e tocou pra Luan, que bateu cruzado. Fábio Costa deu rebote, e Marcos Assunção não perdoou: 1 a 1.
O gol palmeirense deixou o jogo mais aberto, e os dois times passaram a atacar com mais ímpeto, já que o empate não era bom resultado para nenhum dos dois.
Aos 27 minutos, Fábio Costa se redimiu da falha no gol do Palmeiras e fez importante defesa, num chute de Kleber, cara a cara. Dois minutos depois, Diego Souza deu lugar a Fabiano e, pela primeira vez desde que chegou ao Atlético-MG, saiu de campo sob vaias.
O Palmeiras, de tanto procurar o gol, acabou premiado. Kleber, sempre ele, apareceu solto pela esquerda, ganhou de Réver, tabelou com Marcos Assunção e bateu cruzado para virar o placar no Ipatingão.
O Atlético-MG se perdeu completamente em campo, perdendo sua força de ataque, e o Palmeiras soube, de forma inteligente, controlar os minutos finais da partida e sair com a vitória e os três pontos.
Felipão pôde, ao final, comemorar mais uma vitória sobre Vanderlei Luxemburgo, que terá muito trabalho para tirar o Galo da situação difícil em que se encontra.
atlético-mg 1 x 2 palmeiras Fábio Costa, Rafael Cruz, Werley, Réver e Eron; Rafael Jataí, Edison Méndez (Serginho), Diego Souza (Fabiano) e Ricardinho; Neto Berola (Ricardo Bueno) e Diego Tardelli. Marcos, Mauricio Ramos, Danilo e Fabrício (Tinga); Márcio Araújo, Pierre, Edinho, Marcos Assunção (Patrik) e Valdívia (Luan); Rivaldo e Kléber.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo. Técnico: Luís Felipe Scolari.
Estádio: Ipatingão, em Ipatinga (MG). Data: 29/8/2010. Horário: 16h (de Brasília). Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa/RJ). Auxiliares: Dibert Pedrosa Moisés (Fifa/RJ) e Ricardo de Almeida (RJ).
Cartões amarelos: Edison Méndez e Réver (Atlético-MG); Kleber (Palmeiras). Público: 11.120 pagantes. Renda: R$ 51.840,00.
Gols: Neto Berola (Atlético-MG), aos 7 minutos, Marcos Assunção (Palmeiras), aos 21 minutos, Kleber (Palmeiras), aos 31 minutos do segundo tempo.
Veja mais notícias sobre Mundo, clique em florianonews.com/esportes-mundo