Para continuar sonhando com tÃtulo, Galo visita Lusa, que busca conforto
29/09/2012 09h04Fonte Globo.com
Imagem: Marcos Ribolli / Globoesporte.comClique para ampliarGeninho quer que o time mantenha pegada.
A partida deste sábado entre Portuguesa e Atlético-MG demonstra que, a esta altura do campeonato, cada partida é decisiva para os dois times, já os objetivos de cada equipe já estão traçados na competição. A Lusa, atualmente em 13º, com 32 pontos, quer a vitória para se afastar ainda mais da zona de rebaixamento, e se firmar na Série A. Já o Galo precisa do triunfo para manter vivo o sonho de ser campeão brasileiro depois de 41 anos. Com 52 pontos, o Alvinegro está em segundo lugar, quatro pontos atrás do líder, Fluminense.
A irregularidade foi uma das principais características da Portuguesa ao longo deste Campeonato Brasileiro. Sem conseguir se firmar na parte de cima da tabela, a equipe alternou momentos bons e ruins na competição. Embalada pela boa vitória por 3 a 1 sobre o Santos no último sábado, a Lusa busca manter o nível de atuação contra o vice-líder Atlético-MG, que também precisa da vitória para não se distanciar do Fluminense.
Embora a equipe não tenha se reforçado, como o técnico Geninho havia pedido, o comandante rubro-verde está animado para a sequência da competição nacional. Um triunfo sobre o Galo colocaria a Portuguesa ainda mais na “zona de conforto” do Brasileirão, afastando o pesadelo do rebaixamento, já vivido no Campeonato Paulista.
– Estamos cada vez mais subindo na tabela de classificação. Precisamos manter esse foco e empenho no restante dos jogos. Vamos trabalhar para conseguirmos mais um resultado a nosso favor – afirmou o treinador.
Já o time mineiro teve uma queda brusca de rendimento no segundo turno da competição, e figura apenas como 12ª colocado, além de ter permitido que o Fluminense abrisse quatro pontos de frente. Sem vencer há três rodadas, com duas derrotas e um empate, a partida contra a Portuguesa ganhou importância, já que o pensamento atleticano não é outro senão o de conquistar o título.
O técnico Cuca chegou a reconhecer a queda de rendimento do time, por isso busca alternativas entre os jogadores e também outras táticas. Segundo o comandante, os adversários aprenderam a marcar o time mineiro, por isso é preciso encontrar novas fórmulas para que o Galo continue firme na briga.
- Acho que está dentro do processo da equipe, nosso time deu uma caidinha e era uma coisa previsível e natural, mesmo que você não queira que aconteça. Mas o que ocorre é que os adversários aprenderam a nos marcar e temos que ter alternativas, estamos buscando isso também taticamente.
Pelos lados da Lusa, ao longo da semana, todos os jogadores destacaram o mesmo ponto como principal trunfo para conquistar a vitória contra um adversário que disputa o título: a força da torcida no Canindé. Palco de seis das oito vitórias conquistadas pelo time no campeonato, o estádio é a principal arma desde o início, já que, como visitante, o desempenho não é dos melhores.
E o ânimo tende a crescer observando-se o retrospecto, já que o Galo jamais venceu o rival neste estádio pelo Brasileirão. Em 11 jogos, são seis derrotas e cinco empates. Além de superar o mau momento técnico, o Alvinegro terá que superar este tabu histórico diante do rival.