Ricardo Gomes admite voltar ao Vasco em janeiro: 'É o cenário ideal'
05/11/2012 20h10Fonte Globo.com
Imagem: Marcelo Sadio / Site Oficial do VascoClique para ampliarRicardo Gomes ao lado de Daniel Freitas em visita à Colina.
O sonho de Roberto Dinamite de contar com Ricardo Gomes no comando do Vasco em janeiro de 2013 tem boas chances de se tornar realidade. O treinador confirmou nesta segunda-feira que mantém contato constante com o presidente do clube e revelou que pretende retomar as funções à beira do campo no início do próximo ano.
- O cenário ideal é esse: voltar a trabalhar em janeiro. Tenho ainda um mês e meio pela frente para intensificar ainda mais a recuperação. Mas frisando que, por enquanto, são apenas boas intenções, muito boas intenções - disse o técnico.
Ricardo Gomes contou que não deixou de falar com os dirigentes do Vasco nem depois da saída de seu ex-auxiliar, Cristóvão Borges, que comandou a equipe até setembro e pediu demissão após a derrota para o Bahia por 4 a 0. Os telefonemas começaram quando Ricardo ainda estava no hospital, depois de sofrer o acidente vascular cerebral (AVC) durante um jogo contra o Flamengo no dia 28 de agosto de 2011.
- Nunca deixei de ter contato com o Dinamite e o Daniel (Freitas), desde a época do hospital. Eles ligavam para saber como eu estava e sempre falavam na esperança da minha volta. Agora, nós voltamos a falar de futuro.
Liberado pelos médicos para voltar ao trabalho, o treinador diz que ainda não recuperou 100% dos movimentos do lado direito do corpo e sente leve dificuldade na fala. No entanto, a confiança no retorno ao batente fica nítida em alguns minutos de conversa. Logo depois do AVC, parentes de Ricardo deixaram claro que não gostariam de vê-lo novamente à beira do gramado. Hoje, ele já recebe o incentivo da família.
- Eles falaram isso no começo em função do susto, o desconhecido leva as pessoas a ficarem assustadas. Mas o conhecimento do tratamento e da evolução faz com que esse susto desapareça - afirmou o treinador.
Perguntado se poderia voltar a trabalhar com Cristóvão Borges, Ricardo afirmou que a decisão fica a cargo de seu ex-auxiliar.
- Ele ainda está em Nova York. Acho que agora ele tem vida própria, mas nunca se sabe.
Os momentos marcantes da luta de Ricardo Gomes
28/AGOSTO/2011 - Vasco e Flamengo disputam o clássico. Aos 20 minutos do segundo tempo, Ricardo Gomes passa mal e deixa o campo de ambulância. Logo é diagnosticado o quadro de AVC (acidente vascular cerebral) hemorrágico. Duas horas depois, ele é submetido a uma cirurgia de emergência no Hospital Pasteur, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
31/AGOSTO - Jogadores de Vasco e Ceará fazem uma oração no meio do gramado de São Januário pela recuperação do treinador, antes da partida pelo Campeonato Brasileiro, a primeira de Cristóvão no comando da equipe. Ricardo Gomes continua em estado grave na UTI.
7/SETEMBRO - Ricardo Gomes passa a ficar totalmente sem sedativos. A família libera visitas de amigos mais próximos. As sessões de fisioterapia motora e respiratória continuam sendo realizadas de três a quatro vezes por dia.
Imagem: Andressa Maria Santos Vieira/Divulgação Hospital PRicardo visita a equipe que o atendeu no hospital depois do AVC sofrido em pleno gramado do Engenhão.
9/SETEMBRO - O grupo de médicos resolve retirar o tubo traqueal que auxilia a respiração do técnico. Com isso, Ricardo Gomes já respira sem qualquer auxílio e já não fica o tempo todo deitado. Além de sentar, ele interage cada vez melhor com as pessoas, chegando a pronunciar de maneira clara algumas palavras.
12/SETEMBRO - Ricardo Gomes deixa o CTI após 15 dias de internação. Ele é transferido para o quarto e realiza sessões de fisioterapia motora em dois momentos do dia. O trabalho de fonoaudiologia também é feito.
18/SETEMBRO - Após 21 dias, o treinador recebe alta do hospital e vai para casa. No mesmo dia, o Vasco assume novamente a liderança do Campeonato Brasileiro.
16/OUTUBRO - Ricardo Gomes liga para a concentração do Vasco e conversa com os jogadores por viva-voz antes do jogo contra o Atlético-MG, em São Januário. O time da Colina vence por 2 a 0.
9/NOVEMBRO - Ricardo faz uma visita-surpresa (veja para os jogadores no hotel onde o Vasco está concentrado para o jogo contra o Universitario, do Peru.
12/NOVEMBRO - O treinador vai jantar com os jogadores na concentração do Vasco. Logo ao descer do carro, de carona com sua esposa, Cláudia, o comandante é recebido pelo presidente do Vasco, Roberto Dinamite, pelo então diretor executivo de futebol, Rodrigo Caetano, pelo treinador Cristovão Borges, pelo preparador físico Rodrigo Poletto e por outros integrantes da comissão técnica. Já ao entrar no hotel, Ricardo Gomes recebe o abraço do reizinho Juninho Pernambucano e do ex-jogador Ricardo Rocha, que estavam no saguão.
27/NOVEMBRO - O técnico visita mais uma vez os jogadores do Vasco na concentração. Ele fica por algumas horas no local e janta com os atletas.
26/FEVEREIRO - A primeira visita de 2012 acontece antes da final da Taça Guanabara. Ricardo Gomes esteve com os jogadores na concentração para almoçar no dia da final da Taça Guanabara, contra o Fluminense. O time perde para o Tricolor por 3 a 1.
22/ABRIL - Em nova visita, o técnico leva motivação aos jogadores antes da semifinal da Taça Rio, contra o Flamengo. Desta vez, o Vasco sai vitorioso e garante vaga na decisão do segundo turno do Campeonato Carioca.
29/JUNHO - Ricardo Gomes acompanha um treino em São Januário pela primeira vez desde que sofreu o AVC.
Confira as últimas notícias sobre Mundo: florianonews.com/esportes-mundo
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews