Ronaldinho entra no 2º tempo, marca de pênalti, e Flamengo vence o Atlético-PR
11/08/2011 01h15Fonte Msn
Imagem: Reprodução/ESPNClique para ampliarFlamengo vence o o Atlético-PR, por 1 a 0, no jogo de ida da primeira fase da Copa Sul-Americana.
Três dos principais jogadores do Flamengo entraram em campo apenas no segundo tempo, e um deles. Ronaldinho Gaúcho, mais uma vez foi decisivo. O camisa dez fez boas jogadas e marcou de pênalti o gol da vitória flamenguista sobre o Atlético-PR, por 1 a 0, nesta quarta-feira à noite, no Engenhão.
Com a vitória na partida de ida da primeira fase da Copa Sul-Americana, o time carioca joga por um empate no duelo de volta em Curitiba, no dia 24 de agosto. Quem avançar deste confronto vai encarar Nacional (URU), Fenix (URU) ou Universidad de Chile na próxima fase.
O triunfo também acabou com o tabu do Flamengo de nunca ter vencido na Copa Sul-americana. Nas três edições anteriores que paticipou, os cariocas não haviam conseguido um resultado positivo.
O gol do Flamengo saiu aos 37 minutos da segunda etapa. Jael sofreu pênalti do goleiro Santos após receber bom passe na área de Ronaldinho Gaúcho, que cobrou e balançou as redes.
Ronaldinho, assim como Thiago Neves e Renato Abreu, foram preservados e começaram no banco de reservas. Mas o técnico Vanderlei Luxemburgo colocou os três titulares em campo aos 16 minutos no segundo tempo.
Agora, as equipes voltam a focar no Campeonato Brasileiro. Enquanto o Flamengo vai até Santna Catarina encarar o Figueirense tentando a liderança isolada, no domingo, o Atlético-PR busca sair da zona da degola contra o São Paulo, no sábado, no Morumbi.
O jogo - O Flamengo começou a partida pressionando e logo com três minutos quase abriu o placar com Jael. O atacante recebeu dentro da área e chutou, mas a bola bateu na zaga e passou raspando a trave direita do goleiro Santos. No entanto, rapidamente os paranaenses passaram a marcar melhor e impediram as jogadas de perigo dos cariocas.
Os donos da casa tinham o domínio da posse de bola, mas não conseguiam passar pelo forte marcação dos vistantes, que avançavam com muito toque de bola, principalmente pelo lado direito com o lateral Wagner Diniz. Na melhor chance do Atlético-PR, aos 17 minutos, Rodriguinho não aproveitou cruzamento e finalizou mal.
O Flamengo só voltou a assustar aos 27 minutos quando Luiz Antônio arriscou de fora da área, a bola quicou e enganou Santos. No entanto, o goleiro tocou na bola, que passou perto da trave paranaense. A resposta do Atlético-PR veio aos 34. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Cléber Santana, mas o meia chutou por cima do travessão de Felipe.
Na parte final da primeira etapa, após um leve domínio do Atlético-PR, o Flamengo voltou a pressionar, mas só teve uma chance de abrir o placar, aos 45 minutos. Jael recebeu fora da área, girou sobre a marcação e chutou para boa defesa de Santos. Com isso, as equipes foram para o vestiário sem marcar gols.
No segundo tempo, o Flamengo voltou melhor para campo. No entanto, mesmo tendo o domínio da posse de bola, os cariocas erravam muitos passes e não armavam bons lances no setor ofensivo. Em um dos poucos ataques, o Atlético-PR teve a primeira boa chance da etpa final, aos 11 minutos. Cléber Santana recebeu a bola após cobrança de falta ensaiada e chutou para boa defesa de Felipe.
Vendo a dificuldade do Flamengo em atacar, o técnico Vanderlei Luxemburgo colocou os meias Renato Abreu, Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho de uma vez só no lugares de David Braz, Luiz Antônio e Diego Maurício. Com isso, os cariocas ficaram com uma formação mais ofensiva e voltou a busca o gol com mais ênfase.
As alterações surtiram efeito e aos 20 minutos os donos da casa quase abriram o placar quando, em um contra-ataque rápido, a bola chegou em Bottinelli. O argentino chutou cruzado e a zaga salvou em cima da linha. O lance animou o Flamengo, que criou nova oportunidade seis minutos depois. Renato Abreu acertou belo chute de fora da área e obrigou Santo a fazer grande defesa.
Após suportar a pressão do Flamengo, o Atlético-PR conseguiu acertar a marcação e encaixar alguns contra-ataques. Tanto que aos 34 minutos, o zaguero Rafael Santos apareceu na área e cabeceou para boa defesa de Felipe. No entanto, no minuto seguinte, Ronaldinho Gaúcho lançou Jael na área. O atacante tirou do goleiro, mas acabou sendo derrubado por Santos. O árbitro marcou pênalti, que foi cobrado com categoria por Ronaldinho Gaúcho para abrir o placar no Engenhão.
Depois do gol, a partida ficou mais movimentada e o Atlético-PR quase empatou aos 41 minutos. Cléber Santana recebeu na área, cortou seu marcador, mas chutou fraco, em cima de Felipe. Nos minutos finais, o Flamengo passou a segurar a bola no campo de ataque e viu Bottinelli quase ampliar antes do fim.