A difÃcil missão de River e Altos na Série D do Brasileiro
24/04/2019 10h52Fonte CidadeVerde.com
Imagem: Roberta AlineClique para ampliar
O futebol piauiense em todas as edições da Série D do Campeonato Brasileiro somente conseguiu promoção uma vez. Foi em 2015 quando o River realizou uma bela campanha e chegou, inclusive, a decidir o título de campeão com o Botafogo de Ribeirão Preto.
Perdeu lá em São Paulo por 3 x 2 e empatou no Albertão por 0 x 0, diante de 50 mil pessoas, um dos maiores públicos de todos os tempos. Foi uma jornada empolgante da representação tricolor.
Foi conquistado o acesso para a Série C em 2016, porém o fracasso veio logo. O tricolor cumpriu uma jornada negativa, marcada por derrotas e mais derrotas, culminando com o rebaixamento.
Pelo menos em duas oportunidades Altos teve bons momentos na competição. Esteve perto de uma promoção, mas fracassou em jogos decisivos. No ano passado o time altoense deu a impressão de que chegaria lá, porém em pleno Estádio Felipe Raulino foi batido pelo Ferroviário de Fortaleza por 4 x 2.
Segundo algumas opiniões "nunca foi tão fácil passar para a Série C". Três nordestinos conseguiram a façanha : Ferroviário-CE, Globo do Rio Grande do Norte e Imperatriz do Maranhão.
Agora os piauienses vão para mais uma tentativa. River e Altos chegaram juntos na decisão do Campeonato de 2019. Ambos mudaram de técnicos. Chegaram Marcinho Guerreiro(River) e Estevam Soares (Altos).Pequenas mudanças nos elencos e a disputa vai começar.
O nosso histórico na competição não recomenda o "já ganhou". Alguns observam os adversários e saem espalhando que "agora vamos".
E não é bem assim. Nosso futebol não está em nível superior aos adversários. Saimos de um Campeonato Piauiense deficitário financeiramente e conseguir bons reforços é tarefa difícil.
É bom lembrar também que Altos foi o pior time da Copa do Nordeste, ficando em último lugar entre os 16 participantes e sem nenhuma vitória. O River ficou fora da competição nordestina ao ser batido pelo Sampaio Corrêa do Maranhão na fase denominada de Pré-Copa do Nordeste.
Dia 5 de maio teremos a largada, ponto inicial para uma avaliação das reais possibilidades piauienses em 2019.
Confira mais uma vez os dois grupos da Série D:
GRUPO DO RIVER - Bragantino do Pará, Floresta do Ceará e Santa Cruz do Rio Grande do Norte.
GRUPO DO ALTOS - Maranhão Atlético Clube, Central de Caruaru-PE e Atlético Cearense.