Adiar o adeus: Lewandowski e Messi duelam para evitar despedida definitiva das Copas
30/11/2022 09h52Fonte Globoesporte.com
Imagem: Montagem por geMessi x Lewandowski: duelo entre os donos dos últimos três prêmios de melhores do mundo da Fifa.
Dois dos melhores jogadores das últimas décadas correm o risco de se despedir definitivamente da Copa do Mundo nesta quarta-feira. Às 16h (de Brasília), a Polônia, de Robert Lewandowski, e a Argentina, de Lionel Messi, se enfrentam no estádio 974 pela última rodada do Grupo C.
A partida definirá classificação para as oitavas de final. E tanto o polonês quanto o argentino disputam, muito provavelmente, sua última edição do Mundial. Uma eliminação nesta quarta deve representar, para qualquer um deles, o último ato em uma Copa do Mundo.
A Polônia chega ao confronto com quatro pontos, na liderança da chave. A Argentina aparece logo atrás, com três. A Arábia Saudita, que encara o México na mesma data e horário, está atrás dos argentinos no saldo de gols. Os mexicanos ocupam a lanterna, com apenas um ponto.
Para avançarem, poloneses e argentinos contam com o embalo dos dois craques. Lewandowski comemorou, no 2 a 0 diante dos sauditas, seu primeiro gol em uma Copa do Mundo. E Messi teve papel decisivo (um gol e uma assistência) no triunfo de 2 a 0 sobre os mexicanos.
É um confronto que coloca frente a frente números impressionantes. Somados, os dois craques têm quase 1.500 gols, mais de 60 títulos e 100 premiações individuais.
Craques em Copas
Apesar dos números absurdos em toda a carreira, Messi e Lewandowski ainda buscam destaque maior no grande cenário do futebol mundial. Dos dois, o argentino é quem apresenta melhores números, inclusive coletivamente: o camisa 10 sul-americano foi vice-campeão em 2014.
Messi soma 21 partidas em Mundiais e anotou oito gols. O craque argentino ainda ostenta a honraria de ser o único jogador a distribuir assistências em cinco Copas do Mundo diferentes – ao todo, o camisa 10 soma seis passes para gols no torneio.
Lewandowski tem história tímida nas Copas. O centroavante soma cinco partidas e um gol, aquele anotado na vitória por 2 a 0 sobre os sauditas. Há quatro anos, ele se despediu do Mundial da Rússia depois de três partidas, todas em branco.
Mas será a despedida?
Messi e Lewandowski adotaram posturas diferentes em relação ao tom de despedida às Copas. O argentino foi bem contundente e decretou que o atual Mundial será mesmo seu último.
– Certamente é minha última Copa e a última oportunidade de conquistar esse grande sonho – afirmou o craque da camisa 10.
Lewandowski é mais misterioso. O centroavante evitou confirmar que não disputará mais Mundiais pela Polônia, caso o time se classifique para 2026.
– Já pensei algumas vezes. Por mim, não sei se vai ser minha última Copa do Mundo. Posso dizer que pode ser a última. Estou me preparando como se fosse a última – comentou o artilheiro polonês.
– Não sei qual vai ser minha condição física. Espero que eu consiga jogar em alto nível em três, quatro anos. Não posso dizer sim ou não – concluiu Lewandowski.
Imagem: ge Os números de Lewandowski e Messi em suas carreiras.
Argentina contra vexame; Polônia contra jejum
Coletivamente, Argentina e Polônia entram para o decisivo confronto com dois contextos distintos. Enquanto os sul-americanos querem evitar o mesmo vexame ocorrido em 20 anos, os poloneses buscam quebrar um jejum de mais de 30 anos na competição.
Em 2002, a Argentina caiu pela última vez na fase de grupos de um Mundial. Desde então, parou nas quartas de final em 2006 e 2010, foi até a final em 2014 e caiu nas oitavas de final em 2018.
Já a Polônia quer retornar ao mata-mata da Copa pela primeira vez depois de 36 anos. Em 1986, parou nas oitavas de final, diante do Brasil. Desde então, foram três participações (2002, 2006 e 2018) com quedas ainda na etapa de grupos.
Há chance de os dois sobreviverem e seguirem no Mundial (empate nos dois jogos da rodada). Porém, para não depender da sorte, argentinos e poloneses, Messi e Lewa, fazem no estádio 974 uma das finais desta última rodada do Mundial do Catar.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook