Análise: para manter sonho no Brasileirão, Palmeiras precisa de solução para ausência de Dudu

16/09/2023 10h29


Fonte ge

O Palmeiras pode diminuir para sete pontos a vantagem do líder Botafogo no complemento da 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. A vitória nos acréscimos sobre o Goiás, no Allianz Parque, na sexta-feira, aumentou a pressão sobre o time carioca na disputa pelo título.

Mas Abel Ferreira ainda precisa ajustar o ataque. A ausência de Dudu é o grande ponto negativo neste momento. Em contrapartida, os oito jogos sem sofrer gol é um indicativo do retorno do ponto alto do time em 2023: a solidez defensiva, que pode ser fundamental para o time na caça ao líder.

O Palmeiras perdeu apenas três jogos no Brasileirão, mesmo número do Botafogo até a data da publicação desta análise. Se o time carioca for derrotado pelo Atlético-MG, fora de casa, nesta rodada, a vantagem que já foi de 14 pontos cairá pela metade.
Imagem: Marcos RibolliBreno Lopes e Rony comemoram gol do Palmeiras contra o Goiás.(Imagem:Marcos Ribolli)Breno Lopes e Rony comemoram gol do Palmeiras contra o Goiás.

Ausência de Dudu ainda sem solução

A reinvenção de Abel com apenas dois reforços no ano e diversas baixas, ganhou tom mais desafiador com a lesão de Dudu. Esses elementos transformam o trabalho do técnico ainda mais brilhante.

Contra o Goiás, sem Raphael Veiga, poupado na etapa inicial por sintomas gripais, Abel Ferreira optou pela escalação de Flaco López para compor o meio-campo do Palmeiras. O centroavante argentino tentou preencher o espaço no setor, enquanto também revezava com Rony na função de referência.

A tentativa de confundir a marcação do Goiás não surtiu o efeito esperado. O Palmeiras até começou assustando com uma bicicleta de Rony logo nos primeiros minutos, mas aos poucos foi demonstrando a falta de força ofensiva com Artur jogando aberto pela esquerda e o lateral Mayke improvisado na direita como ala.
Imagem: Marcos RibolliFlaco López atuou na função de Raphael Veiga como titular do Palmeiras contra o Goiás.(Imagem:Marcos Ribolli)Flaco López atuou na função de Raphael Veiga como titular do Palmeiras contra o Goiás.

O Palmeiras teve 60% de bola, finalizou sete vezes ao gol no primeiro tempo, sendo três delas no alvo. Mas o principal problema de Abel neste momento da temporada parece ser em encontrar uma solução para a vaga de Dudu, que só volta a jogar no decorrer de 2024.

A opção por Mayke é boa levando em consideração apenas a troca de um pelo outro. O lateral consegue dar a profundidade que Abel precisa, mas a escalação dele mexe diretamente com Artur.

O atacante muda de lado, passa a atuar na esquerda e não parece conseguir se adaptar na função. E isso tem feito o Palmeiras perder intensidade.
Imagem: Marcos RibolliAbel Ferreira em Palmeiras x Goiás(Imagem:Marcos Ribolli)Abel Ferreira em Palmeiras x Goiás

Sem Dudu, o Palmeiras fez três jogos completos, com apenas um gol marcado. Empates contra Deportivo Pereira e Corinthians, e vitória nos acréscimos com gol do contestado Breno Lopes.

– Minha mãezinha quando fala comigo pelo telefone, sempre diz: "está cheio de barba branca, filho". Aqui ao lado já tenho cabelos brancos. O futebol brasileiro tem disso, deixa marcas, o número de cabelos brancos é uma delas. Minha função também é essa: achar soluções dentro do clube, olhar para os recursos que temos, jogar com laterais na ponta, dar oportunidades aos moleques.

– Hoje quem entrou foi muito bem, e precisamos disso, que nos ajudem quando entrem. Ríos entrou bem, Veiga entrou muito bem, Endrick também, o moleque, Kevin, está sendo preparado aos pouquinhos e também foi bem, e o Breno nos deu os três pontos. Se você tirar uma fotografia de quando cheguei e outra agora, estou mais velho, com o cabelo mais branco. Espero estar como o vinho do porto, quanto mais velho melhor, vamos ver – disse Abel, sobre a ausência do camisa 7.

Para entrar de vez na briga pelo título, Abel terá de buscar uma solução que possa diminuir os danos causados pela ausência de Dudu. Esse, talvez, seja o grande desafio do técnico na sequência da temporada, que tem a Conmebol Libertadores, na qual o time tem a semifinal contra o Boca Juniors, como a chance mais palpável de mais um título em 2023. 


Veja mais notícias sobre Esportes, clique em florianonews.com/esportes

Tópicos: palmeiras, jogos, abel