Capitão, formação e autoestima: as missões de Dunga antes da reestreia

02/09/2014 13h22


Fonte GloboEsporte.com


O técnico Dunga vai comandar a sua primeira atividade após o retorno à seleção brasileira nesta terça-feira, às 17h (de Brasília), no FIU Soccer Stadium, em Miami. E o treinador não terá vida fácil. Se em campo, o comandante precisará encontrar uma liderança para apontar um capitão e escolher a melhor formação para o duelo contra a Colômbia, na próxima sexta-feira, fora das quatro linhas, a missão é levantar a autoestima de uma equipe que tem dez remanescentes do fiasco da Copa do Mundo disputada no Brasil.

O primeiro passo foi dado na noite de segunda-feira na primeira reunião com os comandados. Na concentração, Dunga mostrou o que pretende dos atletas convocados e o que quer ver em campo daqui para a frente. Durante a apresentação, os próprios jogadores que estiveram nas derrotas para a Alemanha (7 a 1, nas semifinais da Copa) e para a Holanda (3 a 0, na decisão do terceiro lugar) tinham a receita na ponta da língua.

- O mais legal da vida é isso. Nós sempre temos a chance de recomeçar e uma segunda chance. Para alguns, não. Mas quem tem essa oportunidade deve aproveitar da melhor forma. Temos que falar o menos possível e trabalhar muito a partir de agora – analisou o volante Luiz Gustavo.

Imagem: Rafael Ribeiro / CBFNeymar deverá ser um dos pilares da nova era Dunga.(Imagem:Rafael Ribeiro / CBF)Neymar deverá ser um dos pilares da nova era Dunga.



Até os novatos sabem o que a Seleção precisa fazer para voltar a ser respeitada pelos adversários. O goleiro Rafael Cabral, do Napoli, é um deles.

- O futebol brasileiro é o mais vitorioso do mundo. A Copa não andou do jeito que a gente esperava. O futebol brasileiro é respeitado e cabe a nós buscar as vitórias para voltar ao topo.

Em campo, a missão não será das mais fáceis. Dunga precisará remontar uma equipe. Provavelmente manterá a base da Copa do Mundo. Pelo menos cinco jogadores que estiveram no torneio devem ser titulares na sexta-feira: o goleiro Jefferson, o zagueiro David Luiz, o volante Luiz Gustavo, o meia Oscar e o atacante Neymar. Ramires também tem chance de iniciar na equipe principal.

Porém, o esquema ainda é um ponto de interrogação. Certo mesmo é que o Brasil jogará sem uma referência no ataque, sem um camisa 9 de fato. A tendência é que Dunga busque as movimentações, assim como Mano Menezes, quando descobriu a sua melhor formação antes de ser demitido no fim de novembro de 2012.

- Não se tem um atacante referência, mas temos atacantes. A maioria dos clubes jogam sem uma grande referência, com jogadores de mais movimentação. Quanto a forma de jogar, isso vai depender da maneira que os atletas vão chegar, condicionamento, e aí vamos montar o time - disse Dunga.

Imagem: Mowa PressDavid Luiz é um dos cotados para ser capitão da seleção brasileira.(Imagem:Mowa Press)David Luiz é um dos cotados para ser capitão da seleção brasileira.

E quem será o retrato do comandante em campo? Dunga ainda não tem essa resposta. Tudo vai depender de observações que o treinador fará ao longo dos dias. Em 2010, por exemplo, o zagueiro Lúcio foi o escolhido do treinador. Agora, a tendência é que a responsabilidade caia sobre um dos atletas que estiveram na Copa do Mundo: David Luiz? Luiz Gustavo? Neymar?

- Não decidi ainda o capitão. Tem que ter uma liderança natural - explicou o treinador.

Além da Colômbia, o Brasil vai enfrentar o Equador, no dia 9 de setembro, em Nova Jersey. Os dois confrontos serão transmitidos ao vivo pela TV Globo, Sportv e GloboEsporte.com. O site também acompanha as partidas em Tempo Real.

Confira as últimas notícias sobre Esportes: florianonews.com/esportes
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: luiz gustavo, dunga, copa