Copa do Nordeste inicia neste sábado; veja jogos, formato, campeões e artilheiros

21/01/2023 09h05


Fonte ge.globo.com

Tem início neste sábado a 20ª edição da Copa do Nordeste, sendo a 11ª de forma ininterrupta desde 2013. A competição deste ano também será a que reunirá o maior número de clubes campeões. Dos nove que já levantaram a taça ao menos uma vez, apenas o América-RN está ausente da fase de grupos (foi eliminado pelo CSA na fase pré).

O regulamento será o mesmo das quatro últimas edições, com os times do Grupo A enfrentando as equipes do Grupo B (o que garante a realização de clássicos estaduais), com os quatro primeiros de cada chave avançando às quartas de final.

No Grupo A estão: Atlético de Alagoinhas, CRB, Ferroviário, Fluminense-PI, Fortaleza, Sampaio Corrêa, Sport e Vitória.

Já no Grupo B figuram: ABC, Bahia, CSA, Campinense, Ceará, Náutico, Santa Cruz e Sergipe.
Imagem: Kely Pereira/AGIFTaça da Copa do Nordeste 2022.(Imagem:Kely Pereira/AGIF)Taça da Copa do Nordeste 2022.

Na primeira fase eliminatória (quartas de final), disputada em jogo único na casa dos 1º e 2º colocados, os times se enfrentam dentro dos próprios grupo com o 1º enfrentando o 4º e o 2º jogando contra o 3º.

A semifinal também será disputada em jogo único, com mando de campo da equipe com melhor campanha somando todas as fases anteriores. E a decisão acontecerá com partidas de ida e volta.

Jogos da 1ª rodada

Sábado, 21/1
  • 15h30 - Fluminense-PI x CSA, no Lindolfo Monteiro
  • 17h30 - Fortaleza x Campinense, no Presidente Vargas
  • 17h30 - Vitória x Santa Cruz, no Barradão
  • 19h30 - Sport x ABC, na Ilha do Retiro

Domingo, 22/1
  • 6h - CRB x Sergipe, no Rei Pelé
  • 16h - Atlético de Alagoinhas x Náutico, no Carneirão
  • 18h - Ferroviário x Ceará, no Presidente Vargas
  • 19h - Sampaio Corrêa x Bahia, no Castelão

Clubes campeões
Imagem: Kid Jr. / SVM  Fortaleza é o atual campeão da Copa do Nordeste.(Imagem:Kid Jr. / SVM ) Fortaleza é o atual campeão da Copa do Nordeste.

Com quatro conquistas, Bahia e Vitória são os times com o maior número de títulos.

Porém, desde 2019, são os clubes cearenses que vêm dominando a competição, vencendo três das quatro últimas edições. Duas com o Fortaleza, campeão em 2019 e no ano passado, e uma com o Ceará, em 2020 - e sendo vice em 2021, quando perdeu a decisão para o Bahia. O outro título do Vozão foi em 2015.

O Sport, vice-campeão no ano passado, soma três conquistas. A primeira em 1994, na primeira edição. Depois, o Leão levantou a taça em 2000 e 2014.

Outros quatro clubes viveram a glória de levantar a "Lampions" ao menos uma vez: Sampaio Corrêa, em 2018; Santa Cruz, em 2016; Campinense, em 2013 e América-RN, em 1998.

Vale ressaltar que o campeão da Copa do Nordeste garante vaga na terceira fase da Copa do Brasil de 2024.
Imagem: Ademar Filho / Agência Estado  Santa Cruz campeão Copa do Nordeste em 2016.(Imagem:Ademar Filho / Agência Estado ) Santa Cruz campeão Copa do Nordeste em 2016.

Recordes

Bahia e CRB são os clubes com mais participações na fase de grupos da Copa do Nordeste, estando presentes em 19 das 20 edições, já contando com a de 2023. O Tricolor de Aço ficou de fora apenas em 2003, enquanto os regatianos estiveram ausentes em 2000.
Imagem: Lucas Figueiredo / CBF  Tetracampeão, o Bahia só ficou de fora de uma edição da Copa do Nordeste.(Imagem:Lucas Figueiredo / CBF ) Tetracampeão, o Bahia só ficou de fora de uma edição da Copa do Nordeste.

Não por acaso, o Bahia também será o primeiro time a chegar aos 200 jogos na competição. Atualmente com 192, a marca será alcançada justamente contra o CRB, na Fonte Nova, na oitava e última rodada da fase de grupos. O Tricolor também é a única equipe a chegar a mais de 100 vitórias na competição, somando 101. Em segundo lugar aparece o Vitória, com 89.

Por outro lado, o Fluminense-PI jogará a fase de grupos do Nordestão pela primeira vez. No ano passado disputou a fase pré e foi eliminado logo no primeiro jogo, pelo Imperatriz-MA.

Artilheiros e técnicos

A Copa do Nordeste também sempre foi palco para grandes artilheiros. No ano passado, o colombiano Hugo Rodallega, somando oito gols com a camisa do Bahia, foi o principal goleador da competição. E também o único estrangeiro.

Mas ninguém fez tantos gols em uma única edição de Nordestão como Sérgio Alves, que balançou as redes 13 vezes em 2002 pelo Bahia, marcando um gol a mais que Kuki, que havia sido o artilheiro do ano anterior pelo Náutico.
Imagem: Felipe Oliveira / EC Bahia / Divulgação  Hugo Rodallega foi o artilheiro da Copa do Nordeste de 2022, com oito gols.(Imagem:Felipe Oliveira / EC Bahia / Divulgação ) Hugo Rodallega foi o artilheiro da Copa do Nordeste de 2022, com oito gols.

Com relação a treinadores, dois irão iniciar a competição com chance de entrar em um grupo restrito de técnicos com dois títulos do Nordestão: Dado Cavalcanti, campeão em 2021 com o Bahia e que está no comando do Náutico, e Juan Pablo Vojvoda, campeão ano passado com o Fortaleza.

Até hoje, os únicos técnicos bicampeões da Copa do Nordeste são Arturzinho, campeão em 1997 com o Vitória e em 1998 com o América-RN, e Guto Ferreira, que liderou as conquistas do Bahia, em 2017, e do Ceará, em 2020.
Imagem: Thiago Gadelha / SVM  Campeão ano passado com o Fortaleza, argentino Juan Pablo Vojvoda vai em busca do bi.(Imagem:Thiago Gadelha / SVM ) Campeão ano passado com o Fortaleza, argentino Juan Pablo Vojvoda vai em busca do bi.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: grupo, copa, fase