Cruzeiro tem maior vantagem ao fim do 1º turno na era dos pontos corridos

08/09/2014 12h57


Fonte GloboEsporte.com

Imagem: Gualter Naves/Light PressClique para ampliarJogadores do Cruzeiro comemoram um dos seus 41 gols marcados.(Imagem:Gualter Naves/Light Press)

Integrantes do G-4 estão frequentemente nesta posição ao fim do turno do Brasileirão com destaque para o São Paulo. Só um feito inédito salva o Vitória do rebaixamento

Fim de papo no primeiro turno do Campeonato Brasileiro 2014 e o Cruzeiro conseguiu a maior vantagem de um líder na era dos pontos corridos até a metade do campeonato. A Raposa tem sete pontos de frente para o São Paulo. O recorde até então era justamente do Tricolor Paulista em 2007 e a taça realmente foi para o Morumbi no fim do ano. No entanto, o Grêmio, em 2008, também tinha uma boa vantagem de cinco pontos para o Cruzeiro e não ficou com o título. Nem os mineiros, por sinal. O São Paulo tirou uma vantagem de oito pontos para o líder e foi o grande campeão, feito igualado pelo Flamengo em 2009 em relação ao então primeiro colocado Internacional.

Outro dado favorável ao Cruzeiro: em 11 campeonatos de pontos corridos, o campeão do turno terminou o returno na frente oito vezes, ou seja, em 73% das vezes. Além disso, a equipe mineira também igualou o melhor aproveitamento de um turno inicial: 75,4% de pontos conquistados. Em 2012, o Atlético-MG teve uma campanha do mesmo nível com o mesmo percentual, apesar de ter ficado apenas um ponto a frente do Fluminense, que acabaria arrebatando o Brasileirão naquela temporada.

O que fica claro é que a Raposa não pode relaxar na vantagem ou confiar que a taça já tem dono ou acaba sendo surpreendida. Assim como o seu principal perseguidor, o São Paulo, também pode seguir firme na luta, afinal para um time que já tirou oito pontos de vantagem para ser campeão, tirar sete não seria impossível. Para o Inter, nove pontos atrás, o feito já seria inédito e tomaria ares de virada épica.

Tópicos: vantagem, paulo, campeão