F1 terá engenheira de corrida pela primeira vez na história

21/01/2025 09h45


Fonte Globo Esporte

A Fórmula 1 terá uma engenheira de corrida pela primeira vez em seus 75 anos de história: a Haas anunciou que a alemã Laura Muller vai ocupar o cargo na escuderia a partir desta temporada. Ela vai trabalhar junto com o piloto francês Esteban Ocon, ex-Alpine - ele vai estrear pela equipe norte-americana neste ano.

Laura já havia participado ao lado de Esteban Ocon nos testes de fim de temporada realizados em dezembro do ano passado no circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi. Entretanto, o anúncio oficial foi realizado apenas nesta terça-feira (21).

Aos 33 anos de idade, Laura está na Haas desde 2022 e chega a um dos cargos de maior visibilidade na Fórmula 1 após deixar a função de engenheira de performance. Como engenheira de corrida, ela será a responsável pela comunicação com Ocon quando o piloto estiver na pista e também por definir a estratégia que o piloto deve utilizar durante as provas.

Imagem: DivulgaçãoLaura Muller e Esteban Ocon na Haas(Imagem:Divulgação)Laura Muller e Esteban Ocon na Haas

- Ela é uma pessoa determinada e trabalha muito, tem uma ótima ética de trabalho. Em termos de personalidade, Esteban (Ocon) também é muito determinado. Olhando por este lado, acho que as personalidades deles casam. Quando ela vê um problema, se aprofunda e não para na primeira resposta - disse o chefe de equipe da Haas Ayao Komatsu ao "Autosport", antes de prosseguir:

- A determinação dela é o que mais me impressiona. Ela ainda é bem jovem, já tem alguma experiência, mas ainda precisa ser guiada e de alguma ajuda. Mas com sua ética de trabalho, acho que ela pode progredir rapidamente. Nós não ligamos (para) nacionalidade ou gênero - não importa, o que importa é o trabalho. Como você se encaixa na equipe e pode maximizar a performance. Acredito que é a escolha certa. - concluiu.

A Fórmula 1 já contou com outras figuras femininas importantes em sua história: a mais marcante delas talvez seja Hannah Schmitz, britânica que atua como estrategista da RBR. Bernie Collins, pela Aston Martin, e Ruth Boscombe pela própria Haas foram outras engenheiras presentes nos últimos anos na categoria. Entretanto, Laura será a primeira a atuar como engenheira de corrida.

Além da contratação de Laura, a Haas também anunciou mais uma mulher na equipe: a estrategista Carine Cridelich, atualmente na RB. Ela iniciará os trabalhos na escuderia a partir do dia 1 de março.

A Haas também definiu Ronan O"Hare como engenheiro de corrida de Oliver Bearman, seu outro piloto, e anunciou a volta de Mark Lowe como diretor esportivo. A vaga de engenheiro chefe de corrida, que estava desocupada há um ano, foi preenchida por Francesco Nenci, ex-membro da Sauber e da Toyota na F1. O italiano estava trabalhando como líder de performance no projeto da Audi no Rali Dakar.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook