Fratus faz índice olímpico nos 50m livre, e Brasil chega a 200 vagas em Tóquio

10/04/2021 17h38


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoFratus faz índice olímpico nos 50m livre, e Brasil chega a 200 vagas em Tóquio(Imagem:Reprodução)Fratus faz índice olímpico nos 50m livre, e Brasil chega a 200 vagas em Tóquio

Bruno Fratus praticamente garantiu seu passaporte para as Olimpíadas de Tóquio neste sábado ao nadar abaixo do índice olímpico (22s01) e vencer a prova dos 50m livre na etapa de Mission Viejo do circuito norte-americano de natação.

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) considera esta a vaga número 200 do país em Tóquio. Por nadar abaixo do índice olímpico, Fratus garante um posto ao Brasil nos 50m livre. Ele só perde essa vaga se dois nadadores fizerem tempos mais rápidos na seletiva nacional, neste mês, no Rio. O Brasil só não confirmaria essa vaga nos 50m livre se Fratus se lesionasse, por exemplo, e nenhum outro atleta fizesse marca abaixo do índice A. Nesse caso, o país não teria representante na distância em Tóquio.

O brasileiro levou a melhor na distância com o tempo de 21s80, bem inferior àquele estipulado como corte pela Fina (Federação Internacional de Natação). Porém, mais lento do que fizera na eliminatória da sexta-feira (21s73). Em segundo lugar ficou o campeão mundial Caeleb Dressel, com 21s83, e em terceiro Michael Andrew, com 22s13.

- A decisão da confederação brasileira [de ele fazer a seletiva particular em Mission Viejo] chegou em cima da hora. Então eu tive que me apressar e fazer o polimento o mais rapidamente possível e raspar. Acho que foi ok, 21s7 na noite passada, 21s8 hoje. Depois de toda a crise da Covid, quarentena, ter a piscina fechada é um bom resultado. Estou feliz com ele - disse.

Fratus, muito cotado a medalha nos 50m livre em Tóquio, é o atual vice-campeão mundial da prova (2019). Ele também foi medalhista de prata no Campeonato Mundial de 2017.

Por causa de seu retrospecto e para evitar uma viagem em um momento de agravamento da pandemia do novo coronavírus no Brasil, o velocista entrou em acordo com a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) para fazer sua tentativa de índice em Mission Viejo. O nadador mora e treina em Coral Springs, na Flórida, e está radicado nos Estados Unidos desde 2014.

Com isso, está dispensado da vindo ao Brasil para disputar a seletiva nacional, que será realizada de 19 a 24 de abril no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio.

Veja mais notícias sobre Esportes, clique em florianonews.com/esportes

Tópicos: brasil, seletiva, t?quio