Futuro mais jovem da F-1 é comparado a Senna: "Só uma vez em décadas"

24/09/2014 12h11


Fonte GloboEsporte.com

 O anúncio de Max Verstappen, de 16 anos, como piloto titular da STR na próxima temporada gerou muito debate no mundo da Fórmula 1. Em 2015, quando terá 17, ele se tornará o piloto mais jovem a correr na categoria. Mas o programa de jovens pilotos da RBR, que usa a equipe co-irmã como “estágio” está decidida a apostar na promoção precoce do piloto da Formula 3 europeia por uma razão: em confiança de que está diante de um talento raro. Tanto que ao ser solicitado a comparar Max a um nome da F-1, Helmut Marko, consultor das equipes e responsável pelo projeto, emendou:

- Provavelmente Ayrton Senna. Max é um talento excepcional, que aparece apenas uma vez em décadas – disse o dirigente.

Imagem: DivulgaçãoMax Verstappen será piloto da STR em 2015.(Imagem:Divulgação)Max Verstappen será piloto da STR em 2015.

Até o ano passado Verstappen ainda corria de kart, com os quais acumulava títulos. Em 2014, ele estreou na Fórmula 3 europeia, e já com destaque: venceu oito provas na temporada e é vice-líder da competição. A rápida adaptação aos monopostos chamou a atenção das equipes de Fórmula 1. A Mercedes ofereceu uma vaga de piloto de testes para 2015, mas o programa de pilotos da RBR foi mais veloz e deu-lhe a oportunidade de estrear como titular.

- Não devemos olhar para sua idade. Ele tem conversado com especialistas em desenvolvimento de jovens e todos dizem que sua mente é mais de uma pessoa de 22 anos do que de uma de 16. E com relação a suas habilidades ao volante, ele já corre desde os 4 anos. Por isso, esperamos que seja competitivo desde a primeira corrida.

Marko fez questão de rebater as críticas à promoção precoce do promissor piloto. Para isso, fez alusão a nomes como Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo, crias do programa e hoje pilotos da RBR.

- Nós não estamos jogando na loteria. Sabemos o que estamos fazendo. Nosso sucesso nos dá razão – completou.

Max é filho do folclórico ex-piloto holandês Jos Verstappen, que foi companheiro de Rubens Barrichello e Michael Schumacher em sua passagem na Fórmula 1. Completando 17 anos no dia 30 de setembro, ele se tornará o piloto mais jovem a correr na Fórmula 1, superando a marca do espanhol Jaime Alguersuari, que tinha 19 anos e 125 dias no GP da Hungria de 2009.

Imagem: Getty ImagesHelmut Marko, consultor da RBR e responsável pelo programa de jovens pilotos da companhia.(Imagem:Getty Images)Helmut Marko, consultor da RBR e responsável pelo programa de jovens pilotos da companhia.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook