Histórico de Luxemburgo em times vencedores abre chance de redenção para meias no Palmeiras
28/12/2019 11h55Fonte Globoesporte.com
Imagem: GloboEsporte.com
As equipes vitoriosas da carreira de Vanderlei Luxemburgo, novo técnico do Palmeiras, sempre tiveram um meio-campista clássico. Foi assim com Alex no Cruzeiro, Ricardinho e Marcelinho Carioca no Corinthians, além, claro, de Zinho, Rivaldo e Valdivia no Palmeiras. E nesta quinta passagem pelo clube, como será?
Apesar de ter um elenco recheado de opções, os meias do Verdão não se destacaram na temporada. Tanto que o principal "meia" do time muitas vezes foi o atacante Dudu. Ele, inclusive, foi o principal garçom da equipe, com 18 assistências.
Para a próxima temporada, Luxemburgo já disse que quer um time que "jogue futebol". Esse jogo, claro, passa pelo setor de meio-campo.
– Quero que seja um time que jogue futebol, que dê espetáculo, que faça o torcedor se sentir feliz pela arte de jogar futebol – disse Luxemburgo, recentemente.
Nomes como Lucas Lima, Gustavo Scarpa, Raphael Veiga e Zé Rafael podem ter chance de redenção com Luxa. Todos tiveram bons momentos na temporada (alguns mais, outros menos), mas não se firmaram totalmente na equipe titular.
Vindo mais para o presente, o Vasco de Luxemburgo não teve um camisa 10 clássico. O meio-campo que deu certo na equipe carioca era formado por Richard, Raul e Marcos Júnior, nenhum meia-armador. Luxemburgo utilizava, na maioria das vezes, um 4-3-3, com três volantes, sendo que dois jogavam mais avançados.
O trabalho mais recente do novo técnico do Palmeiras mostra, então, que a utilização do camisa 10 não é regra na carreira de Luxemburgo. Fato é, porém, que os seus times vitoriosos tiveram como marca um jogador com essas características.