Jesualdo x Jesus: técnico do Santos tem vantagem em confrontos diretos contra o do Flamengo
26/12/2019 09h56Fonte Globoesporte.com
Imagem: Agência ReutersJesualdo Ferreira foi tricampeão português no Porto, onde comandou Hulk
O Santos anunciou nesta semana a contratação do técnico português Jesualdo Ferreira. No Brasil, ele reencontrará um antigo colega: Jorge Jesus, treinador do Flamengo, campeão brasileiro e da Libertadores nesta temporada.
Ambos foram rivais em Portugal e dividiram títulos importantes durante o fim da década passada e o começo desta. Em duelos diretos, melhor para Jesualdo: segundo dados do site "Ogol", eles se enfrentaram 16 vezes, com oito vitórias para o agora treinador do Santos, dois empates, e seis vitórias para Jesus.
Jesualdo, de 73 anos, e Jesus, de 65, só duelaram em campeonatos domésticos, mesmo quando comandaram forças europeias, como Porto e Benfica.
O primeiro confronto é de 2003, vitória do Braga de Jesualdo sobre o Vitória de Guimarães de Jesus por 3 a 1.
Jesualdo alcançou o ápice local primeiro. No Porto, foi tricampeão português entre 2007 e 2009, hegemonia quebrada justamente por Jorge Jesus, no Benfica, que venceu o torneio de 2010. O atual comandante do Flamengo venceria o campeonato nacional mais duas vezes, em 2014 e 2015, o último já sem o Jesualdo como rival – ele estava no Zamalek, do Egito.
Apenas uma vez eles se encontraram numa final, a da Taça da Liga 2009/2010. O Benfica de Jesus ganhou sem dificuldades do Porto de Jesualdo por 3 a 0.
Ambos não se encontram em campo desde 2013, quando o Benfica venceu o Braga, último time de Jesualdo em Portugal, por 1 a 0 na liga local.
Depois disso, o novo treinador do Santos esteve, além do Egito, no Qatar, onde comandou o Al Sadd por quase quatro anos. Jesus deixaria o Benfica em junho de 2015 para assumir o Sporting, depois lideraria o Al Hilal, da Árabia Saudita até janeiro deste ano, antes de ser convidado pelo Flamengo em junho.
Ainda não há data para um reencontro entre Jesualdo e Jesus nos bancos de Santos e Flamengo no Brasil. O mais provável é que aconteça apenas no Campeonato Brasileiro, marcado para começar em 3 de maio.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook