José Martínez diz que ida ao Corinthians foi melhor decisão da carreira: "Me arrisquei"

18/01/2025 09h43


Fonte Globo.com

 O venezuelano José Martínez sequer completou seis meses morando no Brasil, mas já se sente adaptado ao Corinthians. Repleto de expectativa para o calendário de 2025, o volante detalha a expectativa em disputar a Conmebol Libertadores, revela bastidores da pré-temporada do elenco e diz que assinar com o clube do Parque São Jorge foi a melhor decisão tomada em sua carreira.

Por mais que seja um atleta constantemente convocado para a seleção de seu país, tendo inclusive disputado duas edições da Copa América (2021 e 2024), Martínez colecionava passagens por equipes da Venezuela e havia defendido o Philadelphia Union, da MLS (Major League Soccer).

Desde agosto do ano passado tem vivido na pele a experiência de atuar pelo Corinthians e conhecido de perto a repercussão de defender a equipe com a segunda maior torcida do país.

– Estou muito feliz em estar no Corinthians, acho que foi a melhor decisão que pude tomar em vir para um clube tão grande. Estou feliz pelos rapazes, é uma equipe muito unida, feliz – explicou o volante em entrevista ao ge durante a pré-temporada.

Em um curto espaço de tempo, o venezuelano criou uma conexão com o clube, torcida e com o elenco. Afinal, apesar da pressão ao chegar ao futebol brasileiro com o Timão brigando para não ser rebaixado, a experiência foi única.

Imagem: Bruno CassucciMartínez atende a reportagem do ge no CT Joaquim Grava.(Imagem:Bruno Cassucci)Martínez atende a reportagem do ge no CT Joaquim Grava.

Em quatro meses, foram 19 jogos e 1.086 minutos em campo, sendo peça importante na arrancada de nove vitórias seguidas no Brasileirão que tirou o Corinthians das últimas posições da tabela e o colocou na terceira fase da Copa do Brasil e na fase prévia da Libertadores.

– Acredito que nessa vida se você não se arrisca, não ganha nada. Me arrisquei a vir ao Corinthians e saiu da melhor forma possível. Nos Estados Unidos, estava tranquilo até demais. Lá, se joga muito pouco. No Corinthians, eu já joguei mais de 900 minutos, é muita coisa.

– Quero seguir crescendo, tomei a melhor decisão. É um futebol diferente, se joga mais com a bola. Sou um jogador da seleção do meu país, estamos brigando por uma vaga na Copa do Mundo e aqui me sinto melhor preparado fisicamente. Também por isso, sinto que tomei a melhor decisão.

Agora, aos 30 anos, o meio-campista terá a primeira oportunidade na carreira de disputar a principal competição de clubes da América do Sul. A estreia, marcada para o dia 19 de fevereiro, será em casa diante da Universidad Central de Venezuela, a UCV.

A oportunidade é perfeita para convidar amigos e familiares que vivem em Maracaibo, sua cidade-natal, para acompanhá-lo de perto vestindo uma das camisas mais importantes do futebol brasileiro.

– Para todo jogador, ter a oportunidade de jogar no próprio país é muito bom, ainda mais em uma competição internacional. Quando saiu o sorteio e vi que era a UCV fiquei feliz, tenho vários amigos lá e fiquei feliz. Toda a minha família quer me ver jogar com o Corinthians, vou ter a oportunidade de estrear na Copa Libertadores contra uma equipe venezuelana. Poder ter a minha família lá é o melhor que pode acontecer. Estou falando com eles já para viabilizarmos isso – explicou o sorridente volante do Timão.

Pré-temporada puxada

O bate-papo com Martínez se deu na última sexta-feira (10) entre um período e outro das atividades de pré-temporada do elenco no CT Joaquim Grava. Durante a conversa, o venezuelano fazia questão de frisar o trabalho duro do elenco em campo e o clima positivo no vestiário.

Em uma de suas respostas, o volante explicou que ainda não teve tempo para visitar pontos turísticos do Brasil ou até mesmo passear pela cidade de São Paulo. Segundo o próprio Martínez, a explicação se dá pelo foco e motivação em fazer o Corinthians competitivo.

Imagem: Rodrigo Coca/ Agência CorinthiansJosé Martínez briga por vaga entre os titulares do Corinthians(Imagem: Rodrigo Coca/ Agência Corinthians)José Martínez briga por vaga entre os titulares do Corinthians

– O que mais tento fazer (no tempo livre) é descansar. Sou uma pessoa que corre muito, sou hiperativo dentro do campo. Quando estou na pré-temporada, se tenho 15 minutos livres quero descansar. Tive um colega de profissão na Venezuela que me disse: "você tem que descansar a mente e o corpo". Aproveito ao máximo a possibilidade de descansar porque me ajuda mentalmente. Termino o treinamento, me descanso um pouco e vou ao quarto dormir.

– Na pré-temporada, a gente corre muito. Gosto muito de descansar, quando começam as competições, jogo e quero ir para casa descansar. Os rapazes falam para sairmos para jantar, ir ao shopping, mas minha primeira prioridade é descansar.

Em um sistema de rodízio do elenco, o Corinthians rodará o elenco que disputará as primeiras rodadas do Paulistão. A tendência é de que, para a segunda rodada do estadual, domingo, contra o Velo Clube, o técnico Ramón Díaz faça mudanças em relação à equipe que iniciou a vitória, por 2 a 1, diante do Red Bull Bragantino, na última quinta-feira.

Veja mais notícias sobre Esportes, clique em florianonews.com/esportes