Marcou nove, perdeu cinco: veja em detalhes todas as cobranças de pênalti de Diego no Flamengo

18/07/2019 14h02


Fonte Globoesporte.com

Imagem: André DurãoDiego cabisbaixo depois de perder o pênalti.(Imagem:André Durão)Diego cabisbaixo depois de perder o pênalti.

O torcedor pode ter achado displicência ou azar. Fato é que a cobrança desperdiçada por Diego - a primeira na disputa de pênaltis entre Flamengo e Athletico-PR - na noite da última quarta-feira foi a terceira seguida que o camisa 10 e capitão do Rubro-Negro carioca perdeu.

Diante da repetição do erro, o GloboEsporte.com detalhou onde foram as 14 cobranças de pênalti que Diego já realizou desde que chegou ao Flamengo. Contando a partir de 2016, quando bateu a primeira penalidade máxima, o meia converteu nove e perdeu cinco, um aproveitamento de 64,3%. De acordo com números do Espião Estatístico, Diego aposta mais nas cobranças no lado esquerdo e no meio do gol.

Abalado depois da eliminação, Diego afirmou que assistiu vídeos do goleiro do Athletico-PR. Segundo ele, Santos costumava decidir o quanto para o qual pulava, mas não foi o que aconteceu dessa vez.

- A dor no peito está muito grande, não vou esconder, mas tenho que seguir em frente. Toda cobrança de pênalti é uma batalha entre o goleiro e o batedor. Assisti aos vídeos, assim como os goleiros também nos estudam, treinei exatamente igual. Ele vinha tomando as decisões sempre de sair antes. Não bati forte para ter precisão e cobrei alto para não bater na perna dele. Não foi cavadinha.

Em entrevista coletiva depois do jogo, Jorge Jesus deu respaldo para Diego. O técnico português apoiou o meia e disse que perder pênalti "faz parte". Para ele, era importante o camisa 10 e capitão da equipe abrir as penalidades.

- A decisão dele foi uma decisão de momento que os jogadores têm que ter. Normalmente, ele não bate assim, mas pensou que o goleiro poderia cair. O pensar e o decidir são coisas diferentes. Ele pensou que o goleiro ia para um lado ou outro. Isso faz parte. Só erra quem bate e ter a responsabilidade de ser o primeiro a marcar não é fácil. Achei que ele, por ser o capitão, o primeiro a dar o pontapé seria importante.

Até 2019, o desempenho era satisfatório, com apenas dois pênaltis perdidos e aproveitamento de 80%. Porém, foram decisivos: contra Cruzeiro na final da Copa do Brasil e Palmeiras, quando empatou no Campeonato Brasileiro que o Rubro-Negro terminou na segunda colocação.

Vale registrar também que no ano passado Diego não era o cobrador oficial. Durante toda a temporada o posto foi ocupado por Henrique Dourado, que tinha uma qualidade invejável nas cobranças.

Confira as últimas notícias sobre Esportes: florianonews.com/esportes
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: goleiro, diego, cobranças