Mundial de handebol: Brasil pode avançar às quartas com uma rodada de antecedência; entenda
24/01/2025 10h20Fonte Globo Esporte
Parecia ser uma missão impossível, mas agora está muito perto de acontecer. Depois de vencer três dos quatro jogos que fez, o Brasil pode se classificar para as quartas de final do Mundial de handebol masculino já nesta sexta-feira (24), com uma rodada de antecedência. Para isso, dois resultados precisam acontecer: a seleção tem que derrotar a Suécia e contar com uma vitória de Portugal sobre a Espanha. O duelo do Brasil acontecerá às 14h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo do sportv 2 e tempo real no ge.Jogando sempre em Oslo, na Noruega, o Brasil fez uma primeira fase com duas vitórias e uma derrota. A equipe verde-amarela ganhou da anfitriã Noruega (29 a 26) e dos Estados Unidos (31 a 24) e perdeu para Portugal (30 a 26). Já na segunda fase, que também é disputada em formato de grupos (chamada de Main Round, com resultados cumulativos da primeira fase), a seleção brasileira estreou com vitória diante do Chile, por 28 a 24, na última quarta-feira.
Imagem: REUTERS/Susana VeraJoel em Brasil x Estados Unidos no Mundial de Handebol Masculino
Neste momento, o Brasil é o terceiro colocado do grupo III, com quatro pontos. A equipe está atrás de Portugal (cinco pontos) e da Suécia (quatro pontos, mas com vantagem no saldo de gols). A Espanha tem três pontos e aparece em quarto lugar, enquanto a Noruega é a quinta colocada com dois pontos. Já eliminado, o Chile é o lanterna com zero pontos. Os dois primeiros colocados do grupo no Main Round avançam às quartas de final.
Cenário para classificação antecipada
Há um cenário que define os dois classificados de forma antecipada nesta sexta-feira. Se o Brasil vencer a Suécia e Portugal derrotar a Espanha, os dois países vão se garantir no mata-mata. Nesse caso, Portugal manteria a liderança com sete pontos e o Brasil iria aos seis pontos. As duas equipes não poderiam mais ser ultrapassadas, mesmo que perdessem na última rodada (o Brasil enfrenta a Espanha e Portugal joga contra o Chile).
No caso do Brasil, Noruega ou Suécia ainda poderiam atingir os seis pontos - as duas equipes se enfrentam na rodada final -, mas o primeiro critério de desempate do Mundial é o confronto direto e, como o Brasil venceu as duas equipes na competição, ficaria à frente delas de qualquer maneira.
Imagem: IHF / Kolektiff ImagesBrasil perdeu para a Suécia na estreia do Mundial de handebol 2023
Parada dura
Para conseguir a classificação, o Brasil precisará derrubar um retrospecto negativo contra a Suécia. As duas equipes já se enfrentaram seis vezes em grandes competições internacionais (Mundial, Jogos Olímpicos e Pré-Olímpicos), e o Brasil saiu derrotado em todas elas. O último encontro foi na primeira fase do Mundial de 2023, com triunfo de 26 a 18 para os suecos.
Em caso de outros cenários além do citado, será preciso fazer outras contas. Se o Brasil vencer a Suécia, e Portugal não vencer a Espanha, o Brasil precisará ao menos empatar com a Espanha na última rodada para avançar. Em caso de empate ou derrota brasileira diante dos suecos, os cenários são diversos, mas será preciso vencer a Espanha para continuar sonhando com a classificação.
Caso o Brasil chegue às quartas de final, esta será a melhor campanha do país na história do Mundial de handebol masculino. A seleção disputa a competição pela 17ª vez e tem como melhor resultado o nono lugar, obtido em 2019 - naquela ocasião, ficou na quinta colocação do grupo no Main Round.
Veja mais notícias sobre Esportes, clique em florianonews.com/esportes