Novo líder, Valencia quer repetir Atlético e derrubar poderosos

26/09/2014 15h47


Fonte globoesporte.globo.com

O Atlético de Madrid chegou como o patinho feio em meio aos poderosos Real e Barcelona. A ambição era buscar o título espanhol. Desacreditado por muitos, o clube apostou na força do grupo. O planejamento surtiu efeito e meses depois a taça da liga figurava no estádio Vicente Calderón. Outro time tenta chegar à mesma façanha assegurada pela equipe de Diego Simeone. Líder da competição, fato que não ocorria desde setembro de 2011, o Valencia tem como espelho o estilo "patinho feio" e quer novamente estragar a festa dos ricos adversários. De acordo com o goleiro Diego Alves, um dos capitães da equipe, a renovação no elenco foi vital.

- O Atlético de Madrid mostrou que o trabalho é o fator principal para uma equipe conseguir o sucesso. Esse campeonato que eles conquistaram na temporada passada foi muito bom para a Liga. Deu uma esperança ao torcedor. O trabalho também vem sendo direcionado nesse exemplo. Como eu falei: o Valencia hoje tem um grupo jovem, contratou jogadores de pouca idade e experiência no futebol. Estamos conseguindo conquistar os pontos dentro e fora de casa. Esperamos manter a regularidade até o final do campeonato - disse Diego Alves.

Imagem: DivulgaçãoTitular do Valencia, Diego Alves sonha em brigar pelo título espanhol.(Imagem:Divulgação)Titular do Valencia, Diego Alves sonha em brigar pelo título espanhol.

Após oito anos na Espanha e mais cinco de contrato pela frente com o Valencia, o jogador brasileiro de 29 anos tem como objetivo na temporada assegurar um troféu. Para garantir a meta, será preciso passar por Cristiano Ronaldo, James Rodriguez, Messi, Neymar…Mas isso não assusta os comandados de Nuno Espírito Santo. Diego Alves garante que os confrontos são encarados como uma oportunidade e diz que em semana de jogo contra os astros até mesmo o "clima é especial".

- Eu acho gostoso jogar contra esses jogadores porque são os melhores do mundo. Quando você joga contra eles é um prazer, mas também é muito difícil. São jogadores que fazem coisas que quase nenhum outro atleta consegue. A gente tenta organizar o time, trabalhar conforme cada equipe e não contra cada jogador. Mas é claro que contra Real Madrid e Barcelona sempre tem uma preparação diferente porque se sabe da qualidade dos atletas. Quando é uma semana para jogar contra eles já nota uma diferença. Mas é complicado. São jogadores que não cansam de fazer gols, não cansam de ganhar. Por isso têm esse sucesso todo - afirmou.

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarDiego Alves em ação pelo Valencia: sonho de voltar à seleção brasileira.(Imagem:Divulgação)Diego Alves em ação pelo Valencia: sonho de voltar à seleção brasileira.
Enquanto batalha pelo topo da tabela, Diego Alves acompanha o momento negativo vivido por um companheiro de posição. Iker Casillas vem encontrando contrariedade por parte da torcida do Real Madrid. A cada jogo, vaias tomam conta do Santiago Bernabéu, pedindo para que Navas, recém-contratado, assuma o posto. O brasileiro ressalta que as manifestações atrapalham, mas que o atleta, uma lenda pelos títulos conquistados, tem que saber administrar essas situações.

- Prejudica. O próprio jogador perde a confiança. Sabe que o público não tem a mesma confiança que antes. Em termos de história, Casillas é uma lenda dentro do Real Madrid. Ganhou todos os títulos possíveis. É um goleiro que exige respeito, mas a gente sabe que o futebol é atualidade e o que se faz dentro de campo. Ele vem recebendo essa pressão e vai ter que tentar suportar da melhor maneira e tentar demonstrar dentro de campo o nível que ele teve anos atrás - garantiu.

Diferentemente de Casillas, Diego Alves conta com o carinho dos fãs espanhóis. A idolatria se deve às atuações pelo Valencia. Atuações que ele espera estarem sendo observadas por Dunga. Integrante do grupo que o técnico comandou na medalha de bronze em Londres, o jogador diz que ainda não teve contato com o treinador recentemente, mas acredita que sua oportunidade irá chegar.

- Contato a gente ainda não teve. Eu só tive contato com o Dunga na época que eu fui convocado por ele para as Olimpíadas e também pela principal. Mas eu acho que ele deixa bem claro que todos os jogadores terão oportunidades. Com certeza ele observa o futebol europeu. Ele tem um grupo atrás dele que também ajuda bastante. Eu acho que fazendo meu trabalho e mantendo o nível com certeza a oportunidade vai chegar. Não vai ser fácil porque as coisas não são fáceis. Mas com meu trabalho eu posso conseguir ter alguma outra chance na seleção e mostrar que eu posso atuar pelo Brasil - finalizou.

Após a vitória por 3 a 0 diante do Córdoba nesta quinta, o Valencia buscará manter a primeira colocação no domingo diante do Real Sociedad, às 14h (de Brasília). O clube soma 13 pontos ao lado de Sevilla e Barcelona, mas é líder nos critérios de desempate.

Imagem: Agência AFPValencia agradece apoio da torcida em partida pelo Espanhol.(Imagem:Agência AFP)Valencia agradece apoio da torcida em partida pelo Espanhol.