Por falta de provas, Piauí é absolvido de causar insuficiência técnica em clássico

05/05/2017 10h40


Fonte G1

A comissão disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-PI) absolveu na noite desta quinta-feira o Piauí da denúncia de causar insuficiência técnica – forçar o fim da partida por falta de jogadores – no empate em 1 a 1 com o River-PI pela segunda rodada do returno. Por unanimidade dos votos, os auditores votaram pela inexistência de provas que comprovassem a infração. Com isso, o Rubro-Anil não perdeu o ponto conquistado na partida, mantendo a tabela do estadual – resultado que rebaixou o Picos à Série B do Piauiense.

O Piauí Esporte Clube era acusado de ter propositalmente causado o fim da partida contra o River-PI por insuficiência técnica (menos jogadores em campo do que o permitido). A hipótese era de que, depois de três atletas expulsos, dois jogadores da equipe (o lateral Cinelton e o meia Nil) fingiram lesões para sair de campo, deixando o plantel com apenas seis atletas aptos a jogar, o que é proibido pela Fifa. O jogou parou aos 43, e o juiz esperou por sete minutos.

O julgamento desta quinta-feira deveria ter acontecido na última terça, mas a defesa do Piauí pediu adiamento para incluir novas provas: laudos médicos que provassem as lesões dos jogadores que deixaram o gramado.

O primeiro mérito julgado foi em relação à insuficiência técnica. Antes mesmo da leitura do processo, o advogado de defesa do Piauí, Augusto Chabloz, pediu que o caso fosse arquivado, argumentando que a denúncia da procuradoria tomou como base uma notícia de infração feita pelo River-PI, e que no processo não consta que o clube pagou as taxas processuais correspondentes. O advogado chegou a usar um caso recente, em que denúncia do Flamengo-PI foi arquivada pelo mesmo motivo, mas a Comissão entendeu que esta situação era diferente, pois a denúncia da procuradoria envolvia outros elementos, por exemplo, a súmula da partida.

Com o caso sendo julgado, a defesa chamou para depor o médico do Piauí, Thiago Diniz, que atestou ter atendido os dois jogadores e que eles relatavam dores ainda no dia seguinte à realização da partida, apresentando também os exames feitos nos atletas. Em sua explanação, o advogado argumentou também que era impossível provar que os jogadores simularam lesão. A argumentação convenceu os auditores que, por unanimidade, absolveram o Enxuga Rato.

Quase uma vitória total

No mesmo processo, foram julgados o atacante Testinha (por agressão física), o meia Dudu e o treinador Fabrício Macau (ambos por conduta antidesportiva). Passado o julgamento do clube, foi a vez dos casos individuais entrarem em pauta. Na explanação de sua defesa, o advogado do Rubro-Anil apelou principalmente para os bons antecedentes dos acusados, todos réus primários, e também para o benefício da competição em caso do Piauí atuar com força total na semifinal do returno, que disputa neste sábado contra o River-PI.

Mais uma vez, a argumentação surtiu efeito. Dudu levou a pena mínima, com suspensão de uma partida, cumprida na suspensão automática por ter sofrido cartão vermelho. O atacante Testinha foi absolvido pela tentativa de agressão durante o jogo.

A vitória só não foi completa por conta da punição aplicada ao técnico Fabiano Macau. A comissão entendeu que treinador era culpado das acusações impostas a ele e deveria cumprir suspensão. Um auditor votou por 60 dias, dois por 30 dias e dois por 15 dias. Como houve empate, prevaleceu a pena menor.

A decisão deverá ser publicada no site da Federação de Futebol do Piauí nesta sexta-feira. A defesa adiantou que irá ingressar com um pedido de efeito suspensivo para que o treinador possa atuar na semifinal do returno. No sábado, às 17 horas, o Enxuga Rato enfrenta o River-PI no estádio Lindolfo Monteiro. O Rubro-Anil precisa vencer para avançar à decisão do returno do Campeonato Piauiense.

Picos rebaixado

Como o Enxuga Rato acabou sem punição, o Campeonato Piauiense conheceu nesta quinta-feira o clube rebaixado para a Segunda Divisão: o Picos. O Zangão terminou o estadual na zona da degola. Na classificação geral, o Picos somou 10 pontos. O Rubro-Anil manteve 11 pontos depois do julgamento.


Veja mais notícias sobre Esportes, clique em florianonews.com/esportes