SP se isola como estado em mais finais de Copa do Brasil. Flu pode fazer RJ igualar
02/10/2015 09h52Fonte GE PI
A garantia de ter um finalista na Copa do Brasil de 2015 faz São Paulo se isolar como o estado que mais teve representantes na decisão da competição de mata-mata mais emocionante do país: 13 no total. Um lado da chave semifinal aponta o Santos enfrentando o São Paulo, o que obriga a aparição de um time paulista (paulistano) na finalíssima.Imagem: GE PIClique para ampliar
Vale lembrar que o Palmeiras pode aumentar essa conta, já que está na outra chave e vai encarar o Fluminense. O Tricolor carioca, por sua vez, pode fazer o Rio de Janeiro igualar logo de cara a marca paulista. Serão 13 cariocas na final se o Flu passar do duelo com o Verdão, último de time de Sampa a levar o título, em 2012.Dos represenantes paulistas, o Corinthians é quem esteve em mais decisões. Foram cinco, com três conquistas e dois vice-campeonatos. O Palmeiras tem dois títulos e uma derrota em decisão. O Peixe busca uma vaga em sua segunda final e vai atrás do bicampeonato. O São Paulo nunca foi campeão da Copa do Brasil e disputou a final de 2000. O Tricolor ficou muito tempo longe da competição por disputar a Libertadores em anos consecutivos no início deste século. Nenhum clube disputava as duas frentes em certo período. Isso acabou em 2013. Santos André e Paulista foram as grandes zebras de São Paulo. Foram à final e saíram campeões em 2004 e 2005, respectivamente.
Além de São Paulo e Rio, outros oito estados e o Distrito Federal estiveram na grande final da Copa do Brasil. Destaque para o Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Os gaúchos marcaram presença na final em dez oportunidades. Sete com o Grêmio - que é um dos recordistas de taças com quatro e isolado em decisões -, duas com o Internacional e uma com o Juventude. Os mineiros devem muito o seu sucesso na Copa do Brasil ao Cruzeiro. A Raposa divide a liderança de canecos da Copa do Brasil com o Grêmio (quatro) e foi a mais duas decisões. O Atlético-MG esteve lá ao menos uma vez, mas em grande estilo. Derrotou o rival Cruzeiro na final do ano passado.
Fora as quatro grandes praças do futebol brasileiro, apenas Santa Catarina e Pernambuco têm uma Copa do Brasil. O Criciúma faturou a taça em 1991. O Sport garantiu a única conquista do torneio ao Nordeste. Os páulistas também lideram em número de troféus do torneio. São oito até aqui. Gaúchos têm seis, cariocas já levaram cinco, assim como Minas Gerais.
Veja mais notícias sobre Esportes, clique em florianonews.com/esportes