Técnico do Real Madrid, Carlo Ancelotti afirmou ser preciso "tolerância zero" com o racismo e a xeno
02/01/2023 11h38Fonte globo esporte
Imagem: Reprodução
Técnico do Real Madrid, Carlo Ancelotti afirmou ser preciso "tolerância zero" com o racismo e a xenofobia. A declaração foi feita nesta segunda-feira, três dias depois de o brasileiro Vinicius Junior ser alvo de insultos racistas durante a vitória dos merengues para o Real Valladolid no Campeonato Espanhol.- Não tenho essas conversas com Vinicius, isso é muito claro. Não falo de um tema que não tem que existir, o racismo e a xenofobia. Mostrar isso ao Vini seria um erro porque é um problema da sociedade que não deveria existir. Para mim, tolerância zero nesse tema - afirmou.
Os insultos se deram quando Vinicius Junior foi substituído no fim do segundo tempo. Enquanto caminhava por fora do campo até o banco de reservas, o brasileiro ouviu gritos de "negro de merda" e "macaco", além de sons que imitam o animal. Vários objetos também foram atirados contra o jogador.
- Não é um problema da LaLiga, mas sim geral e cultural. Para mim, a sociedade não tem a educação que deveria ter. Não focarei no Vinicius, na liga ou nas sanções. É preciso pensar em algo além. O racismo e a xenofobia são temas muito sérios - apontou Ancelotti.
O camisa 20 do Real Madrid criticou a LaLiga por "seguir sem fazer nada", e o presidente da liga espanhola, Javier Tebas, rebateu pedindo-lhe que "se informe melhor" sobre como "a entidade combate o racismo há anos".
Em setembro, quando o clássico entre Real Madrid e Atlético de Madrid ficou envolto por episódios de racismo contra Vinicius Junior, Ancelotti opinou que "não via essa forma de racismo na Espanha", a respeito das ofensas contra as danças do brasileiro nas comemorações de gol.