10ª GRE de Floriano fecha a escola mais velha de Marcos Parente
26/01/2012 14h14Fonte mpnet
A Unidade Escolar Artur Passos foi fechada pela 10ª Gerência Regional de Floriano, segundo informações a GRE exirge que as turmas sejam de 35 a 40 alunos, o que não condiz com a realidade local, ficando impossível a formação de novas turmas, sendo que o estado já está passando as turmas do Ensino Fundamental para o município e ficando apenas com o ensino de Jovens e Adultos e o Ensino Médio.O grande problema é que muita gente vai ficar desempregada, alguns funcionários que já trabalham há 8 anos pelo menos devem ser demitidos por falta de local para trabalhar, além de outros que são concursados mas não terão onde trabalhar por falta de espaço.
Muitos professores terão que ficar apenas cumprindo horário, por não terem turmas para dar aulas. As gerentes da 10ª GRE estão irredutíveis enquanto o assunto. Há a informação que a 10ª GRE estará cedendo o prédio para o município.
Em tudo isso há um grande descaso por parte dos reponsáveis da SEDUC, da 10ª GRE que com certeza não estão muito interessados nos problemas que estão causando ao povo de Marcos Parente, sendo que a Unidade já tinha vários alunos matriculados e recebendo mais, além do fato de a Unidade Escolar Artur Passos ser a escola mais velha e tradicional da cidade, o que deveria um fator decisivo na hora de uma decisão tão conflitante como essa e deveria ter ter um olhar mais carinhoso pela história e tudo que representa esta escola e ao invés de fechar fazer-se uma revigorização na estrutura além do melhoramento do ensino.
Por outro lado é também uma certa desmotivação por parte dos dirigentes da cidade, inclusos os dirigentes da educação que não reagiram com maior veemência diante da notícia.
Fica aqui nosso protesto contra o fechamento de um laboratório de mentes brilhantes. Fechar uma escola é fechar as portas para o crescimento e o desenvolvimento de uma cidade de um povo, até mesmo de um país.
A Unidade Artur passos foi de onde saiu vário nomes ilustres da cidade e com certeza sairiam muitos outros se não fosse o descaso e a falta de compromisso com o desenvolvimento de um povo por parte de alguns burocratas.