A história do Boi de Né Preto é contada em Documentário em Floriano
16/11/2010 11h22Fonte Ass. de Comunicação
A comunidade Florianense recebeu na semana passada, mais um grande presente da Associação Brincantes do Folclore Nordestino, é o projeto que conta a história do Boi de Seu Né Preto - o Boi Jardineiro de Floriano.O lançamento foi na Unidade Escolar Fauzer Bucar, o documentário retrata a história da brincadeira do bumba meu boi em Floriano, e revela em seu roteiro a tragetória de um homem que dedicou sua vida a cultura popular e deixou no seu legado uma incrivel história de vida.
Francisco Carlos (Chico Carimbó) que é filho do homenageado esteve presente durante todo o ato de lançamento disse que a homenagem é justa e destacou a importância que seu pai teve na cultura local. Chico agradeceu as pessoas que fizeram a pesquisa com levantamento de informações.
Anizia Carvalho diretora e Produtora do documentário disse que 400 Dvds estarão sendo distribuídos nas escolas públicas municipais e do estado. O vice-prefeito de Floriano, Oscar Siqueira Procópio, que esteve participando do lançamento disse que "Né Preto" teve e continua tendo grande importânçia para a história do municipio florianense.
O líder parabenizou pela iniciativa e citou alguns nomes que estão envolvidos no projeto, como: Leonardo Carlos e Anizia Carvalho. Oscar ainda falou no incentivo e apoio que deram ao projeto o prefeito florianense, Joel Rodrigues e a secretária de Cultura, Esporte e Lazer Sílvia Neres.
Este é mais um projeto concluído com excelência pela Associação Brincantes do Folclore Nordestino, mostrando que apesar de poucos recursos, desenvolve seus projetos com respeito e compromisso com a cultura e a comunidade.