Abono férias da educação deve ser pago nesta terça-feira, esclarece Léa Almeida
12/09/2016 14h49Após uma grande expectativa sobre o pagamento do terço das férias, os servidores da rede municipal de educação ficaram decepcionados ao descobrir que o repasse não havia sido feito no prazo estabelecido pela Prefeitura de Floriano.
De acordo com a presidente do SINTE Regional de Floriano, professora Léa Almeida, na última negociação com os educadores, além de elaborar a tabela de pagamento, o Executivo Municipal propôs uma negociação em relação ao terço de férias, que seria pago em duas parcelas, sendo a primeira creditada junto com o pagamento referente ao mês de agosto, previsto para 10 de setembro.
“Como o dia 10 era no sábado, então anteciparia para o dia 9. Levamos essa proposta para a assembléia, mais de 200 pessoas aprovaram e resolvemos suspender a greve e esperar essa data do dia 9 de setembro, onde seria pago o mês de agosto, junto com a primeira parcela do terço das férias. Uma expectativa muito grande, chegou finalmente o dia 9, sexta-feira, e na sexta-feira mesmo nenhuma conta estava com esse pagamento, mas no sábado já estava nas contas de 95% dos professores o mês de agosto. A grande decepção foi que o abono férias, que tinha sido negociado, não veio junto com o salário”, disse Léa Almeida.
Imagem: FlorianoNews
Diante dos fatos, a presidente do SINTE procurou a Prefeitura, recebendo do Prefeito Gilberto Júnior um documento justificado o atraso e informando a data da liberação dos vencimentos dos servidores.
No documento o gestor municipal esclareceu que o atraso se deu devido a uma queda de 36% na receita, o que tornou inviável finalizar a folha de pagamento da categoria no prazo instituído.
“Falei com o Prefeito e ele enviou um documento onde ele se posicionou que houve uma queda de mais de 36%, que estavam esperando realmente uma queda de 10% mas chegou a 36%, portanto não foi possível completar a folha de pagamento da forma como havia sido negociada. Mas que ele estava se colocando que a partir de terça-feira o terço das férias seria pago para todos”, explicou Léa Almeida.
Ainda segundo ela, se não houver o pagamento nesta terça-feira (13), na próxima quarta-feira, dia 14, haverá uma manifestação em frente ao prédio da Prefeitura, onde será deliberado sobre uma nova greve da categoria.
Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano