Acidentes ainda causam muitos problemas no trânsito, veja fotos!
16/09/2010 10h25O número de acidentes de trânsito aumenta a cada ano em todo o Brasil, e reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito passou a ser um desafio mundial.
No Brasil, pesquisas feitas em 2008 pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) revelam que 88% dos ocupantes dos bancos dianteiros de veículos automotores utilizam o cinto de segurança. Provavelmente este comportamento reflete ações de educação e fiscalização de trânsito que mobilizaram os cidadãos de forma eficiente. Prática de notável relevância para segurança do trânsito brasileiro, haja vista que o uso do cinto pelo condutor e pelo passageiro do banco dianteiro reduz em 50% o risco de morte em uma colisão de trânsito.
O uso do cinto de segurança é apenas um item dos vários que ainda existem para se evitar acidentes graves no trânsito. Mas, segundo os órgãos fiscalizadores do tânsito, o que mais preocupa é a imprudência. Nas rodovias, estradas e até vias municipais, é comum flagrar pequenos acidentes que podiam ser evitados. A falta de atenção e a pressa do dia a dia também podem influenciar.
Em Floriano o número de acidentes nas estradas federais e nas vias municipais estão começando a preocupar, mesmo as pequenas batidas terminam causando problemas. Um exemplo: Na tarde de quarta-feira, 15, na Avenida Euripedes de Aguiar um carro e uma moto colidiram. Com a batida o motoqueiro caiu e teve ferimentos leves, o motorista não teve nada.
Tudo não passou de um susto, e os condutores tiveram danos materiais. A policia militar do comando de trânsito esteve no local e realizou os procedimentos necessários.
E visando diminuir esses acidentes e trabalhar a organização do trânsito que o DENATRAN - Departamento Nacional de Trânsito realiza anualmente campanhas educativas de respeito ao trânsito.
A cada ano os motoristas de todo país recebem orientações sobre segurança e como conduzir o veiculo para evitar acidentes. as orientações são feitas pelos guardas de trânsito, policiais rodoviários e órgãos estaduais e municipais responsáveis pela fiscalização e organização do trânsito.
Este ano o tema é 'Cinto de Segurança e Cadeirinha", o tema pode até parecer especifico, mas de acordo com o Denatran todos os conceitos de segurança no trânsito devem ser focados na campanha.
Com isso, espera-se diminuir o número de acidentes e salvar vidas. Evitando assim batidas e colisões como esta que aconteceu na quarta-feira, 15, no centro de Floriano.