Agricultores participaram de oficina sobre Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) em
26/07/2013 10h43A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, em parceria com o SEBRAE e Banco do Brasil realizou na manhã da última quinta-feira (25), no auditório da Secretaria de Educação, em Floriano, uma Oficina sobre o programa Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS).
A ação teve por objetivo capacitar os agricultores com o programa PAIS, no manejo agroecológico de pragas e doenças em hortas e pomares, para melhorar a qualidade de vida e proporcionar sustentabilidade para as comunidades atendidas, e estimular a prática da agricultura orgânica por meio de processo produtivo sem o uso de agrotóxicos.
A oficina teve 4 horas de duração e contou com a presença de famílias das localidades Uíca, Cana Brava, Bom Sucesso e Mandacaru.
Imagem: FlorianoNews
O PAIS é uma tecnologia social inspirada na atuação de pequenos produtores que optaram por fazer uma agricultura sustentável, sem uso de produtos tóxicos e com a preocupação de preservar o meio ambiente. Integrando técnicas simples e já conhecidas por muitas comunidades rurais, o modelo busca reduzir a dependência de insumos vindos de fora da propriedade, diversificar a produção, utilizar com eficiência e racionalização os recursos hídricos, alcançar a sustentabilidade em pequenas propriedades e produzir em harmonia com os recursos naturais.
Imagem: FlorianoNews
Mais do que uma horta circular com um galinheiro ao centro e irrigação por gotejamento, o PAIS é um sistema integrado e uma alternativa de trabalho, renda e melhoria da qualidade de vida para a agricultura familiar.
O método dispensa o uso de agrotóxicos, queimadas e desmatamentos, preserva a qualidade do solo e das fontes de água, alia a criação de animais com a produção vegetal, estimula a agricultura orgânica, reduz a dependência de insumos alheios à propriedade, apoia o correto manejo dos recursos naturais, incentiva à diversificação da produção e evita o desperdício de alimento, água, energia e tempo do produtor.
Imagem: FlorianoNews
Imagem: FlorianoNews