Alunos do Instituto Federal do Piauà realizam atividades na 1ª semana da Consciência Negra
29/11/2013 10h11Com o objetivo de despertar o conhecimento sobre as origens dos hábitos alimentares dos brasileiros, influenciado pelos africanos durante todo o período de colonização, o Instituto Federal do Piauí, Campus Floriano, realizou nesta quinta-feira (28), uma apresentação e degustação de comidas típicas Afro-brasileiras, na 1ª semana da Consciência Negra.
Imagem: FlorianoNews Ana Cristina
De acordo com a idealizadora do projeto, professora Ana Cristina, a atividade corresponde a uma das tarefas da gincana, que teve início na última quarta-feira (27), com a exibição de dois filmes e uma palestra ministrada pela professora Raquel, Doutoranda do Instituto Federal do Piauí, Campus Teresina.
A culminância da gincana denominada “Ritmo, culturas e sabores” acontecerá nesta sexta-feira (29), como um momento de comemoração pelo Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no Brasil em 20 de novembro.
Imagem: FlorianoNews
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, além de criar espaços para reflexão sobre o preconceito e a discriminação racial, assim como a valorização da cultura afro-brasileira.
Imagem: FlorianoNews
Imagem: FlorianoNews
Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano