Alvorada abre a programação dos festejos de Nossa Senhora das Mercês

15/09/2013 11h54

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Com muita devoção e boa participação da comunidade, o bairro Tiberão celebrou na manhã deste domingo (15), a abertura dos festejos em honra a Nossa Senhora das Mercês, em Floriano.

A alvorada festiva começou às 05h00, com queima de fogos, apresentação da banda de musica do município, orações e café comunitário, servido no salão paroquial. Em seguida foram realizados batizados.

Imagem: FlorianoNewsAlvorada abre a programação dos festejos de Nossa Senhora das Mercês.(Imagem:FlorianoNews)

Os festejos de Nossa Senhora das Mercês acontecem no período de 15 a 24 de setembro, com uma vasta programação que para aprofundar e meditar a Palavra de Deus e a devoção a Nossa Senhora das Mercês, durante dez dias serão realizadas recitações do terço mariano, às 19h00 e celebrações eucarísticas, sempre às 19h30.

Imagem: FlorianoNewsAlvorada abre a programação dos festejos de Nossa Senhora das Mercês.(Imagem:FlorianoNews)

Na parte social serão realizados leilões, quermesses, comidas típicas, e no domingo (22), acontecerá uma feijoada beneficente, a partir das 10h00. O novenário de Nossa Senhora das Mercês, no bairro Tiberão, prossegue até dia 24 de setembro, encerrando com procissão às 17h30, seguida de Santa Missa.

Imagem: FlorianoNewsNossa Senhora das Mercês.(Imagem:FlorianoNews)

Nossa Senhora das Mercês é uma das designações atribuídas à Virgem Maria na Igreja Católica.

A devoção originou-se na Espanha, daí também ser conhecida por Nossa Senhora das Mercedes, e foi popularizada pelo frades da Ordem de Nossa Senhora das Mercês, fundada por São Pedro Nolasco. Foi considerada protetora dos cristãos cativos dos mouros na África, principalmente os marinheiros e mercadores subjugados no Mar Mediterrâneo. A devoção chegou a Portugal, onde difundiu-se de Alenquer para Santarém e para Lisboa.

A devoção foi trazida para o Brasil pelos frades mercedários, onde floresceram diversas confrarias, formadas principalmente por escravos, os quais consideravam Nossa Senhora das Mercês padroeira de sua libertação.

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano