Apagão de mais de 15 horas gerou prejuÃzos ao comércio de Floriano
25/03/2015 08h14Um apagão que durou mais de 15 horas no município de Floriano, provocou transtornos aos lojistas e comerciantes. O fornecimento foi suspenso às 16h de domingo (22) e até às 10h de segunda-feira (23) a situação não havia sido regularizada.
Nas agências bancárias também houve grande movimentação, já que os atendimentos também foram suspensos. Em algumas vias da área central os sinais não funcionavam, o que incomodou aos motoristas.
Em entrevista à reportagem do Portal FlorianoNews, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Floriano, Conegundes Gonçalves de Oliveira, contou que a interrupção gerou prejuízos inestimáveis ao comércio.
“Nós fomos surpreendidos diante de algo que a sociedade não está mais preparada pra conviver, que é sem a energia elétrica, porque nós já nos tornamos dependente e o mais agravante é que ocorreu no final de semana e no período de chuva. Sabemos que e a empresa, a Eletrobras, tem dificuldades, pois a estrutura é pequena para resolver problemas assim num tempo menor e como foi em um local de difícil acesso dificultou a solução do problema em menos tempo. O apagão trouxe um prejuízo extraordinário, pois muitas empresas que trabalham com produtos congelados tiveram os mesmos danificados, além de instituições que mantém medicamentos em temperatura controlada. A gente espera que não se repita porque foram quase 20 horas, sem se falar no sofrimento das pessoas em geral de enfrentar uma noite inteira de calor e muriçoca”, disse Conegundes.
Além de Floriano, outros 16 municípios ficaram mais de 15 horas sem fornecimento de energia elétrica.
De acordo com o Coordenador de Operação da Eletrobras de Floriano, Raimundo Irene, o possível motivo foi uma descarga atmosférica (raio), que atingiu a rede, provocando o rompimento de duas cadeias de isoladores de disco na linha de transmissão, próximo ao povoado Manga, entre as cidades de Floriano e Guadalupe.
“A gente teve esse imprevisto, supostamente ocasionado por uma descarga atmosférica, onde a gente teve a quebra de duas cadeias de isoladores de disco, no Km trinta e dois da linha de transmissão, entre Floriano e Guadalupe”, disse Raimundo Irene.
Quando fatos atípicos como este acontecem, o sistema de proteção atua e desliga toda a rede. A localização exata do local do defeito e o difícil acesso retardaram a resolução do problema, que envolveu quatro equipes da empresa.
Devido à falta de energia, o município de Floriano sofreu ainda com a falta de água, sinal de telefonia celular e acesso à internet.
Em nota, a assessoria de imprensa da Eletrobras informou que na tentativa de restabelecer o fornecimento de energia, foi realizado o remanejamento de cargas para 22 mil unidades para a rede de Picos, entretanto, 42 mil unidades ainda ficaram sem energia. O problema somente foi solucionado por volta de 10h30 de segunda-feira e as 22 mil unidades que estavam recebendo energia de Picos voltaram a ser atendidas pela rede de Floriano.
Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano