Após casos de dengue e chikungunya, 10ª GRS inicia trabalho de bloqueio nos bairros de Floriano
06/04/2022 16h24
Imagem: FlorianoNews10ª GRE em Floriano.
Após a confirmação de casos de dengue e chikungunya em Floriano, a 10ª Gerência Regional de Saúde, dirigida pelo ex-vereaodor Maurício Bezerra, deu início ao trabalho de bloqueio do mosquito.
Nesta terça-feira (05), agentes de endemias percorreram bairros da cidade, utilizando borrifadores para conter a proliferação do mosquito transmissor das doenças, o Aedes Aegypti.
De acordo com Maurício, é necessário que as pessoas que estejam apresentando sintomas das endemias, procure imediatamente atendimento médico, para que o caso seja solucionado o mais rápido possível.
Além do trabalho de bloqueio realizado pelos órgãos de saúde, o coordenador apela para que a popualação colabore com as medidas preventivas.
"Quero reforçar o pedido à população, para que possam está removendo toda e qualquer água parada em suas residências para eliminarmos o mosquito", concluiu Maurício Bezerra, diretor da 10ª GRS.
Imagem: FlorianoNewsMaurício Bezerra, diretor da 10ª GRS
Dicas de combate à dengue e chikungunya:
1. Atente-se aos vasos de plantas
Coloque areia até a borda dos pratinhos para evitar o acúmulo de água. Alternativamente, lave-os uma vez por semana com sabão e escova.
2. Livre-se de objetos que acumulam água
Dê o destino correto a latas, garrafas, potes, pneus e qualquer outro tipo de objeto que possa servir como criadouro, optando pela reciclagem sempre que possível.
3. Armazene garrafas da forma correta
Se você deseja guardar garrafas e outros objetos que podem acumular água, armazene-os tampados ou com a boca para baixo.
4. Evite a contaminação de calhas e caixas-dágua
As calhas devem ser mantidas desobstruídas e livres de folhas e galhos, enquanto a caixa-dágua deve estar sempre bem tampada.
5. Higienize recipientes que armazenam água
Tanques, barris e tonéis utilizados para guardar água da chuva, por exemplo, devem ficar tampados e ser higienizados semanalmente com escova e sabão. As piscinas devem ser tratadas com cloro.
6. Tenha cuidado com o lixo
Amarre bem as sacolas e deposite-as em lixeiras fora do alcance de animais. Não jogue lixo em terrenos baldios.
7. Utilize proteção individual
As medidas coletivas de proteção podem ser complementadas com cuidados como o uso de repelentes e inseticidas, a instalação de mosquiteiros e telas em portas e janelas e a preferência por roupas de mangas compridas.