Após temporal Defesa civil de Floriano vai decretar estado de emergência
04/01/2011 00h35A defesa civil informou que pelo menos 12 famílias tiveram suas casas prejudicadas pela forte chuva que castigou a cidade de Floriano nesta segunda feira, 03. De acordo com o chefe do órgão em Floriano João Raimundo dos Santos, quatro casas caíram e oito tiveram rachaduras. “Estamos ajudando essas famílias com transporte para a casa de parentes e a prefeitura já está arrumando uma escola para as pessoas que não têm onde ficar”, afirmou.
Nesta terça feira, 04, o chefe da Defesa Civil estará concluindo o decreto e nesta quarta feira o prefeito Joel Rodrigues deverá assiná-lo. Após a chuva que durou pouco mais de 5 horas, muita gente contabilizava os prejuízos. Famílias lamentavam o fato de terem perdido quase tudo. Choveu neste período o equivalente a mais da metade do mês de janeiro em Floriano. De acordo com o observador da estação de Meteorologia, Antonio José Borges, a previsão é de mais chuva para a região nos próximos três dias, mas com menor intensidade.
Entenda o caso
Nesta segunda feira, 03, uma chuva que durou cerca de 5 horas, invadiu várias residências causando muitos prejuízos. Na Rua Defala Attem, altura do número 1560, no Bairro Irapuá I, em Floriano, a correnteza veio com tanta força que derrubou muro, arrebentou portão, rachou parede de casa e levou um freezer de uma igreja a uma distância de mais de 20 metros. A força da água foi tão forte que danificou grande parte do calçamento da Rua Afonso Nogueira.
Depois de tantos prejuízos e sofrimento, fica uma pergunta. De quem é culpa por acontecer tantas tragédias desse tipo? Poder público que não fiscaliza as construções próximas de córregos, ou será que é da população que às vezes não se conscientiza sobre o respeito ao meio ambiente? É uma reflexão que tem que ser feita por toda a sociedade. Afinal de contas, a chuva desta segunda feira, mostrou que ninguém está livre de consequências da mãe da natureza. Em muitas das vezes, ela só está querendo o seu espaço.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook