Aposentada procura Agência do INSS para fazer denúncia sobre empréstimo bancário
12/04/2013 09h18Na manhã da última quinta-feira (11), uma aposentada da cidade de Uruçuí-Pi, compareceu a sede da Agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para fazer uma denúncia acerca de um empréstimo feito em sua conta.
A aposentada de 78 anos achava que o empréstimo seria consignado ao INSS. Segundo a representante da Previdência Social de Floriano, o empréstimo efetuado pela aposentada é de cunho pessoal junto a Agência do Banco Bradesco.
“Eu estou aqui orientando a aposentada, uma vez que ela fez esse empréstimo há dois meses e até agora não recebeu o valor solicitado no empréstimo, entretanto, está pagando por ele”, disse.
Apesar de não receber o valor solicitado, já estão sendo descontados os valores no salário mínimo e neste mês a mesma recebeu da aposentadoria pouco mais de R$ 100,00.
“A Agência dela é Bradesco Uruçuí e eu estou encaminhado ela até lá para que eles detectem o que aconteceu, pois ela tem um extrato de lançamento na conta, mas não recebeu o valor. A seguir, a depender dessa análise ela poderá ir a Delegacia de Polícia fazer uma queixa e ao Ministério Público, se não tiver pertinência na denúncia dela”, explicou a agente da Previdência Social.
A aposentada afirma estar sendo lesada ao pagar um empréstimo sem ter recebido o dinheiro solicitado.
“Fiz um empréstimo para comprar uma casa e não peguei em nenhum centavo desse dinheiro”, explica a aposentada.
Imagem: FlorianoNews
O Crédito consignado, também chamado de empréstimo consignado, é um empréstimo com pagamento indireto, cujas parcelas são deduzidas diretamente da folha de pagamento da pessoa física.
A discussão sobre empréstimos consignados é uma preocupação para os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, sendo pauta de discussão em uma assembleia realizada no auditório do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), na manhã de quarta-feira (10), reunindo a FETAG e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Floriano, Canto do Buriti e do Estado do Maranhão.
“Uma grande preocupação que está sendo discutida aqui são os empréstimos consignados dos aposentados. Existem muitos aposentados que estão passando por momentos difíceis em função de ter feito empréstimos consignados, então é uma das pautas de discussão que estamos trabalhando na reunião”, disse José da Guia Viana, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Floriano.