Arquivo da Câmara Municipal de Floriano será digitalizado em parceria com a UESPI
17/06/2023 11h24
Imagem: FlorianoNewsCâmara Municipal de Floriano
A preservação da memória e da história de Floriano, conhecida como a Princesa do Sul, ganhou um importante impulso com o processo de levantamento, catalogação e digitalização das fontes históricas do arquivo da Câmara Municipal da cidade. Essa iniciativa, fruto de uma parceria entre a CMF e o Curso de História da Universidade Estadual do Piauí, representa um marco histórico na preservação da memória oficial da região.
O arquivo da Câmara Municipal de Floriano é um tesouro de informações valiosas que datam das décadas de 40, 60 e 70, período de grande importância para o desenvolvimento da cidade. Com o objetivo de garantir a conservação e o acesso facilitado a esses documentos, está em andamento um minucioso processo de levantamento e catalogação, que visa identificar e organizar todo o acervo histórico.
A digitalização do arquivo traz inúmeros benefícios. Além de assegurar a preservação física dos documentos, a versão digital facilitará o acesso e a consulta aos registros históricos. Pesquisadores e historiadores poderão explorar as informações contidas nas atas, leis, correspondências e demais documentos, revelando detalhes preciosos sobre a história de Floriano e seu papel na construção da identidade regional.
"Visitei o arquivo da Câmara Municipal de Floriano que está passando por processo de levantamento e catalogação de fontes históricas dos arquivos que serão totalmente digitalizado. Um marco histórico na preservação da memória oficial da nossa Princesa do Sul", disse o presidente da CMF, Joab Curvina.
Imagem: Reprodução/InstagramJoab Curvina, presidente da Câmara Municipal de Floriano