Associação Brincantes de Floriano é reconhecida como Entidade de Utilidade Pública
26/11/2016 12h07Fonte ASCOM Brincantes
A Associação Brincantes do Folclore Nordestino de Floriano foi agraciada com o titulo de Entidade de Utilidade Pública do Estado do Piauí. O reconhecimento veio através de um projeto do deputado Joel Rodrigues apresentado ao Legislativo Estadual e aprovado por unanimidade pelos parlamentares. E na última segunda-feira, (21/11) o governador Wellington Dias sancionou o documento que reconhece a entidade florianense como Utilidade Pública Estadual.A Associação Brincantes do Folclore Nordestino já é reconhecida como Utilidade Pública Municipal. Fundada em 2005 por um grupo de agentes culturais com o proposito de divulgar, resgatar e manter viva as atividades e manifestações culturais de Floriano e do Piauí.
Imagem: ASCOM BrincantesDeputado Joel Rodrigues e Leonardo Carlos
Ao longo de 11 anos de estrada, os Brincantes já realizaram festivais juninos, espetáculos teatrais, festivais de música, de dança e até competições esportivas em Floriano e outros municípios do estado. Cursos de culinária e desenvolvimento de projetos culturais e artísticos também são atividades desenvolvidas pelo grupo.
Apesar de uma larga participação em vários ambientes culturais, foi no meio junino que os Brincantes fixaram sua marca. Com a realização de festivais regionais itinerantes, além do Festival da FEPIQ (Federação Piauiense de Quadrilhas Juninas),Encontros Culturais Nacionais, e a organização do Festival Clube de Quadrilhas Juninas (evento da Rede Clube, afiliada a Rede Globo).
Em 2015, a Associação Brincantes organizou o 10º Festival Nacional de Quadrilhas Juninas da CONFEBRAQ (Confederação Brasileira de Quadrilhas Juninas) na cidade litorânea de Parnaíba, o evento contou com a participação de mais de 20 quadrilhas juninas de todo Brasil.
“O Nacional Junino da CONFEBRAQ de 2015 em Parnaíba foi uma experiência única para nós, sem falar que foi o primeiro passo para trazer um Nacional Junino para Floriano também. Quando olhamos para trás e relembramos tudo o que passamos, ficamos felizes por essa bênção que Deus no deu agora. Estamos felizes!”, disse Aparecida Santana, secretária e assessora dos Brincantes.
Imagem: ASCOM BrincantesAparecida Santana
Em Floriano a Associação Brincantes do Folclore Nordestino organizou grandes festivais juninos, destaque para os últimos 03 anos - 2014, 2015 e 2016 - quando grupos juninos de todo país estiveram em Floriano trazendo seus espetáculos e mostrando o que o Brasil tem de melhor na cultura junina.
“É difícil expressar a alegria por esse reconhecimento. Fazer cultura hoje não é fácil, e resistir às dificuldades por todos esses anos mantendo firme a ética, a moral e a humildade também não foi fácil, muitas pedras, mas agora é só alegria, ser agraciados com esse título fez toda a caminhada valer a pena!”, falou Leonardo Carlos, fundador dos Brincantes.
Para 2017 o grupo já articula muitos projetos, entre eles, a organização do Vila Junina da Rede Clube em Teresina no Espaço Teresina Hall, e a realização do 9º Festival Nordestino de Cultura Junina Nacional.
Imagem: ASCOM Brincantes
Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews