Ato do Projeto Quebrando Silêncio diz "não" ao abuso sexual em Floriano
22/09/2017 15h00Foi realizado, na manhã desta sexta-feira (22), em Floriano, mais uma atividade contra o abuso sexual no município.
O ato é anualmente realizado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, através do Projeto Quebrando Silêncio, que a cada ano escolhe um tema para ser discutido e abordado com propósito de conscientizar a comunidade, denunciar abusadores e ajudar as vítimas.
Imagem: FlorianoNews
De acordo com o Pastor Michel, o tema deste ano é contra a violência sexual, especialmente entre crianças e adolescentes.
“A manifestação do Quebrando Silêncio existe há alguns anos aqui no Brasil e na América do Sul, com a intenção de diminuir, através de manifestações, os abusos, sejam eles de qualquer ordem. Esse ano a igreja está trabalhando com o tema de abuso sexual, então essa iniciativa está contando com apoio das escolas, órgãos municipais, e outros parceiros”, disse.
A caminhada reunindo estudantes e entidades, teve início em frente ao Espaço da Cidadania Frei Vicente Cardone, no bairro Cancela, e seguiu até a Praça Coronel Borges, no centro e Floriano. No local houve pronunciamentos de representantes públicos e líderes religiosos sobre o tema.
Imagem: FlorianoNews
Ainda segundo o Pastor Michel, 70% de vítimas de abuso sexual estão na faixa etária de 0 a 15 anos de vida, e cerca de 50% dos agressores estão no próprio círculo familiar, o que dificulta que a ação chegue ao conhecimento das autoridades responsáveis.
No Brasil o “Disque 100”, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, recebe, encaminha e monitora esse tipo de denúncia, que pode ser anônima. Somente em 2016 o serviço recebeu mais de 77 mil relatos de violação dos direitos da criança e do adolescente.
Imagem: FlorianoNews