Audiência entre Prefeitura e SINTE discute reivindicações dos professores de Floriano
23/03/2017 14h30Representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE), Regional de Floriano, participaram na tarde da última quarta-feira (22), de uma audiência com o prefeito Joel Rodrigues e secretários Joab Curvina (Educação), Fábio Cruz (Governo), Jardel Viana (Finanças), Anselmo Jorge (Administração), Carlos Eduardo Kalume (Comunicação), além do vice-prefeito, Antônio Reis; Controlador-Geral do município, Arnaldo Messias e Procurador, Marlon Brito.
A presidente do SINTE, professora Lea Almeida, apresentou uma série de demandas ao governo municipal, em benefício dos professores. A primeira delas esteve relacionada ao pagamento do 13º salário dos servidores, feito anteriormente na data do aniversário. Através de acordo, ficou definido que a primeira parcela do 13º, referente a 2017, será paga no mês de julho e a segunda, será executada em dezembro.
Imagem: SECOM
O terço de férias também foi pautado pelo SINTE, que em acordo com poder executivo, será pago no mês de junho. Uma outra questão levantada pela categoria, solicitou a discussão do enquadramento dos servidores municipais da Educação, que deve acontecer em agosto deste ano.
Outra pauta discutida relacionou-se ao reajuste salarial da categoria. Os professores pedem reajuste de 7.64%, anunciado pelo Ministério da Educação, em janeiro deste ano. O secretário de Educação, Joab Curvina, argumentou que as negociações sobre o reajuste só devem ser feitas, após o pagamento do parcelamento da folha de dezembro dos servidores, que termina em maio.
“Nós apresentamos a situação financeira do município aos professores, com relatórios das receitas e despesas. Eles puderam ver que estamos trabalhando com déficit. Hoje temos uma receita mensal que chega a 1 milhão e 700 mil, que não consegue cobrir nem a folha de pagamento dos professores, uma vez que a quantidade de alunos matriculados em 2016 foi muita baixa se comparada a demanda do município”, disse Joab Curvina.
Imagem: SECOM
Segundo o secretário, mesmo diante das dificuldades, o município vem cumprindo o pagamento da folha salarial referente ao mês de dezembro, deixada em aberto e honrando o compromisso de efetuar os pagamentos até dia até o quinto dia útil de cada mês.
Uma nova discussão para negociação do reajuste salarial da categoria deve acontecer no mês de julho, quando o município encerra o parcelamento do débito atrasado e quita o terço de férias dos servidores.
“Algumas demandas já foram resolvidas, outras iremos continuar a discussão. O importante é mantermos sempre o diálogo com os professores, sendo transparentes em relação as nossas receitas, a fim de buscarmos o entendimento”, finalizou o prefeito Joel Rodrigues.
A diretoria do SINTE de Floriano deve reunir a categoria na próxima semana, em Assembleia, para apresentação das questões discutidas.