Audiência pública cobrará mais segurança aos bancários do PiauÃ
09/05/2013 07h52No estado do Piauí está cada vez mais frequente a onda de assaltos às agências bancarias, gerando insegurança entre a categoria. Em dois anos dois gerentes foram mortos durante assaltos a Bancos. Em 2013 já foram oito ações criminosas contra agências no Piauí.
Em fevereiro de 2012 foi sancionada a Lei 6.168, de autoria da deputada Flora Izabel (PT), que obriga os bancos a instalarem dispositivos de segurança, como portas blindadas e sistema de alarme ligado à polícia.
De acordo com o Gerente do Banco do Brasil, agência de Floriano, Normando da Silva Pereira, a Lei não está sendo cumprida.
“Essa lei diz, entre outras coisas, que os vidros da entrada das agências devem ser blindados. Deve haver nas agências também câmeras de alta definição nas entradas. Deve haver também um circuito que liga a agência diretamente a Central de Polícia, tudo isso para inibir a ação de assaltantes”, disse Normando da Silva.
Segundo o gerente, todas essas questões estão discriminadas na Lei 6.168/2012, porém os Bancos vem descumprindo a mesma e a cada dia estão acontecendo assaltos, inclusive com mortes, como ocorreu no município de Miguel Alves.
Imagem: FlorianoNewsNormando da Silva Pereira, Gerente do Banco do Brasil, agência de Floriano.
Tendo em vista esse descumprimento, a deputada estadual Flora Izabel colocou em pauta na Assembleia Legislativa do Piauí uma audiência pública, onde serão convocados os representantes dos Bancos públicos e privados, Ministério Público, Polícia Civil e Polícia Federal. A Sessão acontecerá nesta quinta-feira (9), às 9h30, onde será feito um amplo debate com as autoridades competentes sobre a questão da segurança nos Bancos.
Paralelo a audiência pública, o Sindicato dos Bancários articulou uma paralização de duas horas em todas as agências do estado. O protesto foi idealizado pelo Sindicato dos Bancários do Piauí, no qual recebeu o nome de Dia Estadual de Luto e Luta.
Ao todo 1.500 bancários participarão do movimento. Um total de 88 agências do Banco do Brasil farão o protesto, com o intuito do cumprimento da lei 6.168/2012, que determina sobre a segurança dos Bancos.
Em Floriano a categoria vai suspender o atendimento bancário nas agências do Bando do Brasil por duas horas, de 10h0 às 12h00.
A audiência pública e a paralização tem como objetivo forçar os Bancos a cumprirem a Lei de segurança bancária.
“A situação não pode continuar dessa maneira e em vista disso nós estaremos nessa audiência pública na Assembleia Legislativa, em Teresina, e paralelamente com esta paralização. Estamos reivindicando mais segurança não só para os bancários, mas também para todos os clientes”, explicou Normando da Silva.
Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano