Audiência pública debate direitos de trabalhadores no extrativismo da carnaúba
28/08/2015 15h34Aconteceu na manhã desta sexta-feira (28), no plenário da Câmara Municipal de Floriano, uma audiência pública que discutiu questões trabalhistas referentes à extração da palha de carnaúba no município.
A audiência foi solicitada pelo vereador Antônio Reis Neto (PSDC), e contou com presença do representante da Federação dos Trabalhadores e Agricultura (FETAG-PI), Juscinaldo Roseno; Sindicato dos Trabalhadores Rurais, representado pela presidente Enedina Pereira e pelo Secretário Geral de Formação e Organização Sindical, José da Guia Viana; Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, na pessoa do Secretário Edvaldo Araújo; Ministério Público, representado pelo Promotor José de Arimatéia Dourado; Vereadores Allan Pedrosa (PSDB), André melo (PT), Antônio Reis (PSDC), Carlos Antônio (PRTB), Fábio Braga (PP) e Manoel Simplício (PV); Classe empresarial e trabalhadores na extração da palha da carnaúba.
Imagem: FlorianoNews
Durante a audiência foram debatidas questões sobre a legislação que rege a extração da palha da carnaúba, bem como o cumprimento da lei que assegura condições dignas para esses trabalhadores.
Durante a assembleia a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Floriano, Enedina Pereira, destacou a necessidade de esclarecimento sobre os deveres dos patrões, para que os trabalhadores tenham seus direitos cumpridos.
Imagem: FlorianoNews
De acordo com o Secretário Edvaldo Araújo, a cera de carnaúba foi o item que apresentou o melhor desempenho de exportação no primeiro bimestre de 2013, com um faturamento equivalente a R$ 12,1 milhões. Segundo ele, o produto colocou o Piauí em destaque nacional, como o 2º maior exportador de pó de carnaúba do Brasil.
“O extrativismo da carnaúba é uma coisa extremamente importante, não só para Floriano e região, mas é o símbolo do nosso Estado do Piauí. A segunda maior pauta de exportação é o pó da carnaúba, e isso traz também essa importância econômica muito grande, além da importância social”, observou Edvaldo Araújo.
Imagem: FlorianoNewsEdvaldo Araújo
Imagem: FlorianoNews
Imagem: FlorianoNews
Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano