Beira Rio de Floriano disputa o tÃtulo de Nova Maravilha do PiauÃ
28/02/2012 09h53Fonte Meio Norte
O barco que atravessa pessoas, motocicletas, bicicletas e mercadorias de Floriano para a vizinha cidade Barão de Grajaú, no Maranhäo, viaja tranquilo vencendo as águas amareladas do rio Parnaíba, que com seus cem metros de largura separa os Estados do Piauí e Maranhão.
A Beira Rio fica na zona urbana de Floriano, mas é o contato direto de sua população com a natureza. São mil metros de cais, que pela manhã é movimentado pelas pessoas que moram em Barão de Grajaú e trabalham em Floriano e que moram em Floriano e vão trabalhar em Barão de Grajaú.
A Beira Rio tem um charmoso calçadão com bares, chalés e restaurantes, que ficam lotados durante a noite. Os bares e os frequentadores veiculam músicas em seus aparelhos de som para a noite ficar ainda mais agradável.
Quando as águas do rio Parnaíba baixam surgem praias artificiais em suas margens, que os habitantes de Floriano e Barão de Grajaú desfrutam como áreas de lazer.
Durante o Carnaval, a Beira Rio se transforma no palco do desfile de blocos carnavalescos. Milhares de pessoas de Floriano e foliões de todo o Brasil brincam durante quatro dias de Carnaval na Beira Rio.
No entorno da Beira Rio tem prédios históricos como a primeira escola de negros do Brasil, criada, em 1874, pelo agrônomo Francisco Parente para qualificar alunos negros e negras, que estudavam separados.
No Museu Espaço Cultural Maria Bonita, que também fica na Beira Rio, em frente Cais do Porto, tem uma fotografia do casarão com autógrafo de Prestes, quando visitou o Piauí.
Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano