Boa Esperança chega a 70% e Chesf abre quatro comportas da usina

28/02/2011 14h15


Fonte Cidade Verde

A Companhia Hidrelétrica do Vale do São Francisco iniciou, ao meio dia de hoje (28), a operação de abertura das comportas da usina de Boa Esperança. Com o aumento do volume de chuvas, a usina chegou a uma capacidade de 70,06 % às 11h desta segunda.

Segundo o levantamento da companhia, serão derramados 240 metros cúbicos por segundo, totalizando uma defluência total de 800 metros cúbicos por segundo. O volume liberado chegará a Teresina na próxima quinta-feira.

O Rio Parnaíba apresenta hoje uma cota de 4,4 metros e vazão de 2,6 metros. Já o Poti tem cota de 3 metros e vazão de 1,3 metros por segundo.
Imagem: FLORIANONEWSCAIS DA BEIRA RIO(Imagem:FLORIANONEWS)CAIS DA BEIRA RIO


Com a liberação e dependendo da quantidade de chuvas nas bacias do Canindé e Gurguéia, a Chesf estima que o Parnaíba apresentará 4,5 metros de altura, sendo que o limite é 6,8 metros.

O superintendente da companhia no Piauí, Airton Feitosa, afirma que a liberação da água se deve a uma manobra para melhor gerenciar o volume de águas na usina e não é motivo para preocupação. "As autoridades já foram avisadas, mas não há motivo para preocupação nenhuma", explica.