Câmara de Floriano prestigia posse de florianense na Academia Piauiense de Cultura
30/03/2025 11h10Fonte Câmara Municipal de Floriano
Imagem: CMF
Câmara de Floriano prestigia posse de florianense na Academia Piauiense de Cultura

A Câmara Municipal de Floriano, nas pessoas de seu presidente, vereador Marcony Alisson e do vereador Miguel Vieira, esteve representada em um momento histórico para Floriano: a posse do florianense Cristóvão Augusto Soares de Araújo Costa como novo membro da Academia Piauiense de Cultura (APC), em cerimônia realizada nesta sexta-feira, 28 de março, na Fundação Floriano Clube.
O evento, que também foi marcado pela instalação da APC em Floriano e pelo lançamento da revista Peleja, uma publicação oficial da APC, reuniu importantes personalidades de Floriano e do Piauí. O agora imortal Cristóvão Augusto ocupa a cadeira 45, que tem como patrono o também florianense José Edilberto da Silva, o Nanico, talentoso artesão que tem obras espalhadas pelo Brasil, Alemanha e Itália, notadamente, a arte santeira em madeira.
Imagem: CMF

Imagem: CMF

De acordo com o presidente Marcony Alisson, a entrada de um florianense para a academia representa o reconhecimento da contribuição à cultura de Floriano e do Piauí do novo imortal. “É uma alegria ver que um filho de Floriano integra o mais alto pilar da cultura piauiense. Cristóvão é um entusiasta cultural, um dos idealizadores e responsável por eternizar através da Coleção Florianenses, grandes e importantes personalidades que ajudam a construir a história de nossa cidade”, disse.
Academia Piauiense de Cultura
A Academia Piauiense de Cultura (APC) foi fundada em 2022, em Parnaíba, a partir da união de escritores, produtores culturais e artistas piauienses, no Palácio Episcopal de Parnaíba. A iniciativa visou promover a cultura piauiense em suas mais variadas vertentes, desde a literatura, passando pelas artes em gera, música e patrimônio histórico. Desde a sua criação, a APC vem expandindo suas ações por todo o estado.
Imagem: CMF

Cristóvão Augusto Soares de Araújo Costa – síntese biográfica
Cristóvão Augusto é natural de Floriano, nascido em 17 de setembro de 1950, filho de Raimundo de Araújo Costa Filho e Maria Efigênia Soares de Araújo Costa. É servidor público aposentado do Senado Federal, onde exerceu importantes funções , entre elas, atribuições n a definição do regimento interno da Constituinte e das fases de Subcomissões, Comissões temáticas e Comissão de Sistematização e na revisão da Constituição.
Cristóvão Augusto foi homenageado com a Medalha do Mérito Agrônomo Francisco Parentes, concedida pela Prefeitura Municipal de Floriano em 1998, e, mais recentemente, em 2018, recebeu a Medalha do Centenário da Academia Piauiense de Letras.
Atualmente, Cristóvão Augusto coordena o projeto Memórias de Floriano e é responsável pela coleção florianense , que reúne perfis biográficos de pessoas que contribuíram ou contribuem para a história e o desenvolvimento de Floriano.