Câmara Municipal realizou audiência pública sobre esgotamento sanitário de Floriano

14/08/2013 09h02

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


A Câmara Municipal de Floriano realizou na última terça feira (13), uma audiência pública visando esclarecer dúvidas da população referente ao esgotamento sanitário implantado no município e que traz problemas para a população.

A audiência que foi matéria de requerimento do Vereador Antônio Reis, solicitou ao Superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) uma audiência tratar do projeto de esgotamento sanitário da cidade de Floriano.

Imagem: FlorianoNewsCâmara municipal realizou audiência pública sobre esgotamento sanitário de Floriano.(Imagem:FlorianoNews)

No evento estava presente o Prefeito de Floriano, Gilberto Júnior, secretários municipais, vereadores, representantes da Construtora Jurema, CODEVASF e membros da sociedade civil organizada.

Na oportunidade, alguns questionamentos foram esclarecidos e outros não, o maior deles foi sobre o funcionamento correto do esgotamento sanitário.

Imagem: FlorianoNewsCâmara municipal realizou audiência pública sobre esgotamento sanitário de Floriano.(Imagem:FlorianoNews)

Atualmente a obra estava parada devido a irregularidades no projeto, mas a atual gestão conseguiu regularizar a situação e a liberação de recursos para dar continuidade à obra. Segundo a Secretaria de Infraestrutura do Município, primeiro será concluída a 1º etapa do projeto de esgotamento. Falta construir 3.800 metros de tubulação e a lagoa de decantação e estabilização.

De acordo com o vereador José Leão (PSD), a obra do esgotamento sanitário de Floriano é uma das mais importantes para a cidade, devendo trazer qualidade de vida para a população. Entretanto a mesma está trazendo somente transtornos para a população.

“É necessário que o Prefeito solicite a Construtora Jurema e a CODEVASF que faça uma explanação técnica com transparência para a população tome conhecimento desse projeto”, disse José Leão.

No dia 22 de julho a empresa reiniciou os trabalhos, começando pela Rua Sete de Setembro, onde faltava um trecho que faz parte da primeira etapa do projeto para ser concluído.

Imagem: FlorianoNewsCâmara municipal realizou audiência pública sobre esgotamento sanitário de Floriano.(Imagem:FlorianoNews)

Desde o início da execução do projeto, a obra sofreu três interrupções. Segundo o representante da CODEVASF, a última aconteceu devido à reinvindicações da própria sociedade, que pediu que mudasse o local onde seria executada uma estação de tratamento.

A estação de tratamento seria construída no bairro Bosque Santa Teresinha, na zona urbana, mas de acordo com o Prefeito de Floriano, Gilberto Júnior, sua administração foi radical para que essa estação não fosse feita ali, porque além do clamor da população havia também a violação ao Código de Postura e ao Plano Diretor do município.

A lagoa de decantação que antes seria construída no bairro Bosque Santa Teresinha, será num terreno na zona rural há 2 km da cidade, depois do bairro Riacho Fundo.

“Estamos com entendimentos com a Construtora Jurema e a CODEVASF para que sejam refeitos reajustes e conclusão da obra”, disse Gilberto Júnior.