Caminhada Outubro Rosa mobilizou população florianense
25/10/2013 11h59Fonte Secom
Cerca de 200 pessoas prestigiaram, na manhã desta sexta-feira (25), a Caminhada Outubro Rosa. O evento, cujo objetivo foi alertar sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama, foi o ponto alto da programação do Outubro Rosa.Imagem: Waldemir Miranda
O percurso teve início na Avenida Eurípedes de Aguiar, em frente à Secretaria Municipal de Saúde, seguindo pelas principais ruas do centro de Floriano. O evento foi organizado pela Prefeitura de Floriano por meio de vários grupos de voluntariados, e contou com participação de secretários municipais, vereador Antônio Reis Neto (PSDC) e servidores municipais.
"A caminhada foi um sucesso. Creio que cumprimos nosso papel de instruir as pessoas a respeito da doença", afirmou Juliana Dias Miranda, coordenadora municipal da Saúde da Mulher.
Um carro de som com os participantes da caminhada foi colocado à disposição como forma de chamar a atenção da comunidade. Além disso, os organizadores do evento explicaram os detalhes da doença durante todo o percurso: a importância da mamografia - garantida por lei a mulheres a partir dos 40 anos - autoexame, diagnóstico, tratamento.
Imagem: Waldemir Miranda
Policiais do trânsito garantiram a segurança da Caminhada Outubro Rosa. Copos de água mineral foram distribuídos gratuitamente graças às parcerias com as empresas privadas de Floriano.
ATENDIMENTO
A Praça Sebastião Martins foi o local de atendimento com “Feira de Saúde” com teste de glicemia, verificação de pressão arterial, atendimento médico, preventivo e teste do toque de mama. Além disso, corte de cabelo, maquiagem, manicure e outras ações.
A programação do Outubro Rosa – movimento mundial que combate o câncer de mama foi recebido com grande entusiasmo pela própria população florianense. “Essa caminhada vai servir de exemplo para muita gente. É preciso que todos nós abracemos esta causa justa”, finalizou o secretário de Saúde, Bigman Barbosa.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook