Candidatos a diáconos permanentes da Diocese de Floriano concluem etapa inicial de formação
18/11/2024 11h27
Imagem: DivulgaçãoCandidatos a diáconos permanentes da Diocese de Floriano concluem etapa inicial de formação.
Os candidatos ao diaconato permanente da Diocese de Floriano encerraram, neste fim de semana, na Casa São João XXIII, o período propedêutico, que marca o ano inicial de formação. Esta etapa prepara os futuros diáconos antes de iniciarem um período mais intensivo de estudos teológicos e pastorais, com duração prevista de três anos.
Na noite do sábado, 16 de novembro, os coordenadores da Escola Diaconal, Padre Clênis Guedes e Frei André, reuniram-se com os 13 candidatos da primeira turma para definir o calendário de atividades de 2025 e repassar orientações sobre a formação. Os encontros ocorrerão mensalmente, com formadores das cidades de Floriano e Teresina.
Ao final de 2027, os candidatos passarão por um estágio pastoral e serão admitidos à ordem antes da ordenação pelo bispo da Diocese.
Imagem: Divulgação
O que é o diaconato permanente?
O diaconato permanente é um ministério ordenado para homens que desejam servir à Igreja e à comunidade em comunhão direta com o bispo. Além de colaborar no serviço ao Altar e celebrar a Palavra, os diáconos permanentes também podem assistir casamentos e realizar batizados.
Entre os critérios para ingressar no diaconato estão:
- Idade mínima de 35 anos;
- Ser casado há pelo menos 5 anos na Igreja (caso seja casado);
- Ter independência profissional e financeira.
Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação
Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews