CAPS III de Floriano realizou palestra pelo Dia da Luta Antimanicomial
15/12/2015 10h20Na última segunda-feira (14), a equipe do Centro de Atendimento Psicossocial - Álcool e Drogas de Floriano (CAPS AD III), realizou um evento em comemoração ao Dia da Luta Antimanicomial, com a participação dos pacientes do CAPS e profissionais de saúde.
A programação do encontro foi animada e interativa, contando com depoimentos, homenagens, filmes e apresentação musical aos atendidos pela unidade.
Imagem: FlorianoNews
Segundo o professor, essa luta é a nível nacional, que se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental.
“É uma luta nacional, estamos fazendo o nosso manifesto justamente em prol de famílias e usuários do serviço, tivemos momento religioso, vídeo musical, para que eles possam ter um processo de reflexão”, disse o palestrante.
Imagem: FlorianoNews
A Luta Antimanicomial surgiu para buscar uma construção de um modelo de saúde mental substitutivo, em deferimento das práticas manicomiais, nas quais as pessoas com sofrimento psiquiátrico eram hospitalizadas e isoladas do convívio social por serem consideradas uma ameaça à sociedade.
Imagem: FlorianoNews
Com a Reforma Psiquiátrica, buscou-se a interação entre a “loucura” e a sociedade, reforçando assim a cidadania como um direito de todos. Posteriormente foram implantados Centros de Apoio Psicossocial (CAPS), fornecendo atendimento alternativo ao modelo hospitalar. Uma das principais metas da Luta Antimanicomial é oferecer autonomia aos pacientes com transtorno mental.
Imagem: FlorianoNews
Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano