Caravana de Floriano participa de romaria à Gruta da Betânia, em Monsenhor Gil
12/02/2017 11h00Na manhã do último sábado (11), uma caravana partiu de Floriano para participar da romaria à Gruta da Betânia, em Monsenhor Gil.
No dia em que se comemorou o aniversário de 69 anos da gruta, considerada milagrosa pelos peregrinos, mais de 25 mil devotos de Nossa Senhora de Lourdes lotaram o santuário.
Imagem: FlorianoNews
O Repórter Amarelinho, do Portal FlorianoNews, estava na caravana, juntamente com membros do Terço dos Homens. Em entrevista, um dos fieis externou o sentimento de todos os presentes.
“Aqui foi maravilhoso. Na ocasião rezamos, passeamos, compartilhamos. Foi um momento maravilhoso”.
O Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, presidiu a celebração eucarística no santuário e falou sobre a intercessão de Nossa Senhora na vida dos fieis.
"O papa João Paulo II fez do dia 11 de fevereiro, o Dia Mundial dos Enfermos pela Igreja, por causa desse fluxo de doentes em Lourdes, que se caracteriza pela cura, pela confiança na intercessão de Maria para obter a graça da saúde do corpo e da alma", disse o Arcebispo.
Imagem: FlorianoNews
História da Gruta
A gruta Betânia foi construída em 1948, mas sua história começou bem antes, na Segunda Guerra Mundial: quando o Frei Italiano Vittorino fez uma promessa: se sobrevivesse à guerra construiria um templo para agradecer a Deus. Frei Vittorino escapou com vida e logo após o fim da guerra foi enviado, como padre, ao Brasil, mais precisamente para o município de Lagoa do Piauí.
Lá, Frei Vittorino foi recebido com um almoço oferecido por Meli Noronha, proprietária da fazenda Betânia. Foi durante esse encontro que o então padre contou sua promessa e o receio de não conseguir cumpri-la por não possuir condições financeiras. Dona Meli ofereceu parte de sua fazenda para o templo ser construído e reuniu moradores da região para ajudarem com o que tivessem.
Imagem: FlorianoNews
A gruta foi erguida pelas mãos dos moradores, com material doado. Os santos que lá se encontram foram construídos pelo próprio Frei, que também era arquiteto. A homenagem a Nossa Senhora de Lourdes se deve à devoção que dona Meli tinha à santa. Quem atualmente cuida para que o templo continue sendo local de adoração dos fiéis é o sobrinho de Dona Meli, Joaquim Noronha.
Imagem: FlorianoNews
Imagem: FlorianoNews
Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews