Centro de Referência Gripal já realizou mais de 22 mil atendimentos em Floriano
08/01/2021 07h00Fonte SECOM
Imagem: SECOMCentro de Referência Gripal já realizou mais de 22 mil atendimentos em Floriano
No Centro de Referência para Síndromes Gripais, a antiga FUNASA, de abril até dezembro, foram realizados mais de 22.600 atendimentos. O centro de saúde conta com uma equipe multiprofissional com técnicos, enfermeiros, médicos, vigilantes e auxiliares de serviços gerais. E recebe uma média de 150 pessoas por dia com medicação receitada pelo médico, caso necessitem.
Além de equipe técnica completa com médicos, enfermeiros e técnicos das 7 da manhã às 7 da noite, a Funasa oferece testagem rápida que pode ser solicitada pelo profissional médico. É ofertado também o exame de eletrocardiograma e a solicitação de tomografia pode ser entregue no local.
PROTOCOLO FLORIANO
A cidade de Floriano foi pioneira no Brasil a ofertar na rede de Atenção Básica do município a ofertar medicação utilizada no tratamento da Covid-19. Desde o início da implantação do protocolo milhares de vidas foram salvas.
“Nossa preocupação é garantir o tratamento já nos primeiros sintomas e assim barrar o agravamento da doença. Com a medida, temos diminuído o número de pessoas internadas nas UTIs do Tibério Nunes. Atualmente a taxa de internação tem caindo bastante. Ou seja, poucas internações significam melhor probabilidade de morte”, explica James Rodrigues.
Avaliando a dinâmica do índice da taxa de transmissão do coronavírus em Floriano, segundo pesquisa epidemiológica do Instituto Amostragem, é possível observar que o indicador permanece estável quando ainda entre os meses de junho a média de transmissão estava na casa de 1,27 chegando ao picos de 1,76. Já no fim de novembro essa taxa estava em 0,54 e continua.
Além disso, a taxa de letalidade da doença em Floriano continua bem menor se comparada com os números do estado (2,00%), da capital Teresina (2,45%) e a taxa nacional (2,54%).
“Desde o anúncio da pandemia mundial em março do ano passado, Floriano se tornou referência no combate ao novo coronavírus com a aplicação de medidas e decretos que garantiram mais segurança à população, seja com a criação do primeiro Centro de Referência Gripal do país. Como também sendo uma das primeiras cidades a oferecer tratamento precoce para a doença até então desconhecida de cientistas e profissionais médicos. Nosso compromisso é continuar esse trabalho de assistência integral”, disse o prefeito Joel Rodrigues.
Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews